Mais de 300 denúncias de maus-tratos a animais são analisadas em operação; veja como denunciar em Porto Velho, RO

Mais de 300 denúncias de maus-tratos a animais são analisadas em operação; veja como denunciar em Porto Velho, RO
Operação “Salve Patinhas ll” apura denúncias de animais em situação de maus-tratos em Porto Velho — Foto: Governo de Rondônia/Reprodução

Em Porto Velho 316 denúncias de maus-tratos a animais foram analisadas na Operação “Salve Patinhas II”, deflagrada na última semana. Segundo a Polícia Civil, todas as reclamações foram feitas anonimamente pelo número 197.

Até o momento, 20 inquéritos foram instaurados e vários animais em condições consideradas “extremamente irregulares” foram encontrados.

“As situações mais comuns verificadas foram: falta de água e comida, animais presos por correntes curtas durante todo o dia, doentes e com infestação de carrapatos ou deixados em locais sujos e sem possibilidade de locomoção adequada”, informou a Polícia Civil em nota sobre o balanço da operação.

Inicialmente são repassadas aos tutores dos animais orientações quanto a melhor maneira de criar os bichinhos. E há repressão quando é verificado que as situações se repetem.

Como denunciar?

Além da denúncia encaminhada pelo 197, a população pode reclamar diretamente na Delegacia de Repressão ao Crime Contra o Meio Ambiente (DERCCMA), localizada na avenida José Amador dos Reis, 3214, bairro JK I.

Os contatos à delegacia também podem ser feitos pelo número (69) 9 8418-7820 ou via e-mail: [email protected].

É importante que na denúncia tenham pontos de referência para facilitar a localização da residência pelos policiais.

A ação acontece com apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.