Mais de 300 pedidos de castração foram enviados para clínicas credenciadas de Foz do Iguaçu, PR

Mais de 300 pedidos de castração foram enviados para clínicas credenciadas de Foz do Iguaçu, PR

Nos últimos quinze dias a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), encaminhou mais de 300 pedidos de castração de cães e gatos para as clínicas credenciadas ao município. Os procedimentos cirúrgicos já estão em andamento.

Lançando no início do mês de outubro, o programa de castração atenderá 1.600 animais nesta primeira etapa. No entanto, em menos de vinte dias, 1.890 pedidos de castração foram feitos no Protocolo Geral do Município. “O numero de pedidos reforça a necessidade de ofertar o serviço de forma contínua”, afirma o diretor de Meio Ambiente, Diogo Fretes Soares.

Segundo ele, o município já estuda a possibilidade de ampliar o programa. “Como na fase de cadastro não sabíamos se os 1.600 animais possuíam condições para passar por uma cirurgia de castração, resolvemos cadastrar um número maior de cães e gatos, e paralelo a isso, também já estamos estudando a possibilidade de ofertar em breve mais procedimentos de castração”, completou.

Cirurgias 

Antes da castração, o animal passa por uma série de exames laboratoriais que indicam se ele está ou não apto para a cirurgia. As clínicas veterinárias entram em contato com o morador informando a data e o horário do procedimento. Caso o proprietário do animal não seja localizado – após 5 tentativas de contato telefônico – ele será considerado desistente, e será chamado o próximo da fila.

Em caso de inaptidão, o dono será informado sobre o resultado dos exames e recomendado tratamentos para tratar possíveis anomalias como anemias, verminose etc.

Castração 

Entre cães e gatos, as fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.

Evitando a reprodução de cães e gatos, a castração é fundamental para diminuir o número de animais nas ruas da cidade, levando em conta o fato de que boa parte dos abandonos de pets nos dias de hoje ocorre em função do nascimento não planejado de filhotes.

Fonte: Click Foz do Iguaçu

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.