Mais de 320 animais serão castrados em novo mutirão em Itajaí, SC; veja como se cadastrar

Mais de 320 animais serão castrados em novo mutirão em Itajaí, SC; veja como se cadastrar
Mutirão de castração busca realizar 5.000 procedimentos – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

O bairro Cordeiros, em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, vai receber na próxima semana, entre os dias 16 e 18 de maio, o mutirão de castração de animais. O evento é promovido pelo Inis (Instituto Itajaí Sustentável) e contará com a presença da unidade móvel itinerante Castrabus, no pátio do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), antiga subprefeitura.

A expectativa é de que cerca de 320 animais sejam operados nesta oportunidade, sendo que, ao todo, mais de 3,5 mil já passaram por castração.

Os procedimentos de castração são feitos por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com apoio de auxiliares. Outro detalhe é que cachorros são atendidos pela manhã e gatos à tarde, assim garantindo a saúde e o bem-estar dos animais.

Em média, 80 pets serão castrados por dia no Castrabus, que visa operar mais de 5 mil pets em todo o município.

Além da cirurgia, o animal e o tutor recebem um kit com instruções pós-castração, medicação, pomada e, se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, já se for macho, ganha o cone. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha ou o cone para a Uapa (Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí).

Gatos e cachorros serão atendidos em horários diferentes para garantir bem-estar dos animais – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação
Gatos e cachorros serão atendidos em horários diferentes para garantir bem-estar dos animais – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

A demanda de cadastros realizados pelos tutores é um dos fatores determinantes para a escolha dos bairros com prioridade para o mutirão. A equipe do Inis avalia os endereços dos registros aprovados e busca fazer o agendamento mais próximo da residência dos tutores, assim facilitando o acesso. Os locais com maior número de animais cadastrados são os bairros Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros, logo, recebem mais ações do Castrabus.

O Inis segue com cadastramento aberto para as pessoas que têm interesse em castrar o pet, protetores animais independentes e Organizações não Governamentais (ONGs).

Cadastre o pet no Castrabus

→ Pessoa Física: é necessário morar em Itajaí e comprovar renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até cinco animais.

→ Protetor independente de animais: é necessário morar em Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado, através do relatório do histórico do animal.

→ Organização Não Governamental (ONGs): a ONG deve ter sede em Itajaí e atuar na proteção de animais no município.

Para cadastrar cachorros, gatos ou ainda esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato com o Inis pelo WhatsApp (47) 98857-9891 ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.