Mais de 40 animais são adotados em feira do Centro de Zoonoses de Campina Grande, PB

O Centro de Zoonoses de Campina Grande realizou nesse domingo, 15, uma feira de adoção de animais. Foram adotados 23 cães e 18 gatos durante o evento.
Os animais foram castrados na nova sala de cirurgia, do Centro de Zoonoses, antes de serem levados pelos tutores para suas novas casas.
Já os que adotaram filhotes fizeram um cadastro e poderão retornar, posteriormente, para castrar os animais quando eles crescerem.
Quem foi ao local acompanhou uma programação toda especial, voltada para as famílias. A feira teve apresentação musical ao vivo, oficina de pintura artística, serviços de beleza e serviços de saúde.
“Foi um número bastante expressivo que conseguimos. Fazendo a adoção responsável, estas pessoas estão nos ajudando a diminuir os problemas que temos com animais nas ruas, com as doenças transmitidas e até com os acidentes causados por animais soltos nas estradas”, frisou a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rossandra Oliveira.
O Centro permanecerá recebendo os interessados em adotar um animal. Para isso é necessário levar um documento de identificação (com foto), e cópia do comprovante de residência. Em toda a cidade são pelo menos 40 mil cães e cerca de 20 mil gatos.
A Secretaria Municipal de Saúde vem instaurando várias políticas públicas de bem-estar animal, como a ampla divulgação da Lei Municipal, que criminaliza os maus-tratos a animais, a realização anual da campanha de vacinação antirrábica e a realização de procedimentos cirúrgicos no Centro de Zoonoses.
Outra novidade é o registro geral de animais. Estão sendo implantados chips nos animais utilizados em veículos de tração animal.
A ideia é monitorar os animais, controlar a circulação e obter dados dos proprietários para evitar maus-tratos e assegurar que os animais recebam os cuidados em saúde.
Posteriormente, a política será expandida para cães e gatos.
Mais notícias
{module [427]}
{module [425]}