Mais de 400 animais são atendidos por veterinários após enxurrada em Presidente Getúlio, SC

Mais de 400 animais são atendidos por veterinários após enxurrada em Presidente Getúlio, SC
Um dos suínos atendidos na tarde de quarta (23) em hospital de campanha montado em Presidente Getúlio. — Foto: CRMV-SC/Divulgação

Dezenas de animais foram resgatados por veterinários em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, após enxurradas que provocaram destruição e mortes na cidade há uma semana. Em cinco dias de trabalho, mais de 50 animais foram retirados de locais onde estavam isolados ou sem acesso à comida e água, e mais de 400 receberam atendimento até quarta-feira (23).

Na região, 21 pessoas morreram: 18 pessoas em Presidente Getúlio, duas em Rio do Sul e uma em Ibirama, em consequências das enxurradas. A cidade mais atingida foi Presidente Getúlio, onde moradores estão trabalhando na limpeza. Ainda há muita lama e barro nas ruas. Após encerrar as buscas aos desaparecidos, os bombeiros continuam na cidade prestando assistência humanitária e auxiliando na entrega de donativos.

Dezenas de animais morreram
 
Além dos moradores, dezenas de animais também morreram arrastados pela força da água. Enquanto realizavam buscas às pessoas desaparecidas, os bombeiros também encontraram peixes, bovinos, cavalos, suínos e aves mortas.

 Vídeo: Voluntários do Conselho de Veterinária vão até o Vale do Itajaí resgatar animais.

Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), ainda não há levantamento exato do número de animais mortos, mas entre eles estão cães, gatos, bovinos, suínos e aves.

“Há animais de vítimas humanas. Teve patos, gansos, bovinos, gatos e suínos que foram perdidos na enxurrada”, relatou a veterinária Luisa Lemos Vieira, que coordena a ação. 

Alguns perderam seus tutores ou se perderam e estão contando com auxílio de cerca de 20 veterinários que estão na cidade. Servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) também estão envolvidos na ação em Presidente Getúlio.

Além de profissionais do CRMV, o Grupo de Animais Resgatados em Desastres (Grad) também está na cidade. Eles foram de Belo Horizonte para auxiliar com o atendimento especializado.

Um dos bezerros resgatados após enxurrada em Presidente Getúlio. — Foto: CRMV/Divulgação

O CRMV orienta que voluntários não se desloquem para a cidade para tentar auxiliar, pois podem colocar a vida em risco. Os profissionais que quiserem ajudar devem, antes, procurar o conselho.

Hospital de campanha foi montado
 
Um hospital de campanha foi montado numa igreja da cidade para tratar os animais. Segundo a médica-veterinária Luisa Lemos Vieira, cães, gatos, terneiro, cabra, suíno e aves foram atendidos no local.

Hospital de campanha foi montado para atender animais após enxurrada em Presidente Getúlio. — Foto: CRMV-SC/Divulgação

“Há animais resgatados de pessoas que perderam a casa e não conseguiram ainda ir para outro local”, conta a veterinária. 

Anexo ao hospital de campanha, também foi montado um canil improvisado no campo de bocha da cidade.

Canil improvisado foi montado junto à hospital de campanha para atender cães após enxurradas. — Foto: CRMV/Divulgação

Alguns, como cavalos e outros animais de grande porte, são atendidos no local onde são encontrados, muitos deles debilitados. Eles são medicados e ganham alimentos.

Os veterinários receberam doações de medicamentos e de ração e devem permanecer na cidade até a próxima segunda-feira (28). Os sacos de ração e outros materiais para os animais serão distribuídos para os moradores tutores. 

Buscas encerradas

Bairro Revólver foi o mais afetado em Presidente Getúlio por enxurradas. — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Em relatório divulgado na noite de terça-feira (22), a Defesa Civil confirmou que houve 21 mortes por causa das enxurradas que atingiram o Vale do Itajaí no final da noite de quarta (16) e madrugada de quinta (17).

Os bombeiros encontraram a 21ª vítima na manhã de terça em Presidente Getúlio e as buscas foram encerradas. “A não ser que apareça alguma pessoa reclamando a falta de um parente, que tenha fundamentos, para que se inicie uma busca específica novamente”, explicou o bombeiro Kleber de Moura.

Chuva causou estragos no Vale do Itajaí e deixou 21 mortos. — Foto: Arte/G1

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu na segunda-feira (21) o estado de calamidade pública desses três municípios.

Por Valéria Martins

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.