Mais de 45 tartarugas são resgatadas e devolvidas à natureza em Pimenteiras, RO

Mais de 45 tartarugas são resgatadas e devolvidas à natureza em Pimenteiras, RO
Mais de 40 tartarugas são resgatadas e devolvidas ao Rio Guaporé em RO — Foto: PM-RO/Reprodução

Três pessoas foram presas e multadas por crime ambiental após capturarem 49 tartarugas do rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO) na última semana. A Polícia Militar (PM) informou nesta terça-feira (3) que os animais já foram devolvidos à natureza em segurança (veja a soltura no vídeo abaixo).

VÍDEO: 49 tartarugas são devolvidas ao Rio Guaporé em Rondônia

Segundo os policiais, um veículo que estava saindo de um porto às margens do rio Guaporé iria ser abordado. Mas após várias tentativas de parada com gestos sonoros de sirene e de luz, o motorista não obedeceu a ordem dos agentes e continuou seguindo pela BR-435 em alta velocidade, não respeitando os limites de velocidade.

Os policiais suspeitaram que o veículo estava transportando pescado, pois havia uma “carretinha” coberta com lona sendo rebocada. O transporte é considerado irregular, pois os rios do estado de Rondônia estão em período de piracema. Nessa época ocorre a reprodução dos peixes e por isso a pesca predatória é proibida para garantir a continuidade das espécies.

Quando o motorista chegou na cidade, a polícia diz que ele não respeitou os pedestres e parou apenas quando chegou em sua residência. O motorista ainda teria ameaçado um dos agentes da PM.

Após a abordagem, foram encontrados tambaquis, 49 tartarugas ainda vivas presas dentro da carretinha, uma malhadeira para pesca e três espinhéis.

A equipe de Patrulha Ambiental foi acionada para ajudar no transporte e soltura das tartarugas de volta ao rio. Já o pescado foi doado para o hospital de Pimenteiras do Oeste, segundo a polícia.

O motorista e os outros dois passageiros que estavam no veículo receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia.

Fonte: G1