Mais de 520 animais silvestres são devolvidos à natureza pela Adema em Sergipe

Mais de 520 animais silvestres são devolvidos à natureza pela Adema em Sergipe
Os procedimentos são realizados pelos profissionais do órgão ambiental após o recebimento de denúncias e informações por parte da população através de ligações telefônicas (Foto: Adema)

Entre ‪02 de janeiro e 23 de julho de 2019, técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), efetuaram a avaliação e tratamento em 520 animais silvestres de 32 espécies, totalizando 121 resgates, 170 entregas voluntárias e 229 apreensões.

Os procedimentos são realizados pelos profissionais do órgão ambiental após o recebimento de denúncias e informações por parte da população através de ligações telefônicas. Com base nas imputações recebidas, os profissionais vão até os locais citados e executam a apreensão, caso os animais estejam sendo mantidos em cativeiro, os resgatam em vias públicas, residências ou estabelecimentos comerciais e os recolhem quando os cidadãos fazem a entrega voluntária.

Uma vez em contato com os animais em questão, os médicos veterinários e biólogos da Adema efetuam a avaliação e o levantamento dos animais que são apreendidos e resgatados. Após certificar-se de que eles estão sadios, os profissionais os devolvem ao seu habitat, no entanto, se for constatado algum tipo de debilidade, os animas são encaminhados ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), que é administrado pelo Ibama, e lá recebem tratamento veterinário, podendo durar de poucos dias a meses. Terminado o tratamento e estando em perfeitas condições, os animais são reinseridos na natureza.

Nesses 201 dias contabilizados (‪02 de janeiro até 23 de julho), os profissionais da Adema resgataram vários tipos de aves (andorinhas, carcarás, corujas, gaviões, papagaios e periquitos), diversas espécies de cobras (caninana, cipó, coral, jiboia), além de capivaras, cágados, guaxinins, jabuti, jacarés, macacos, raposas, sariguês, tamanduás, veados, entre outros.

Segundo o Diretor-Presidente da Adema, Gilvan Dias, o número de animais é bastante expressivo. “É muito bom poder contar com o apoio da população que cada vez mais se conscientiza de que é necessário cuidar e preservar a fauna e, nos ajuda não apenas com as informações sobre animais encontrados nas vias públicas e mantidos em cativeiro, como também na entrega voluntária”, explica.

Alerta

Baseado na Lei 9605/1998, que criminaliza de maneira efetiva as condutas nocivas ao meio ambiente e deixa claro que é proibido apanhar, caçar, perseguir, matar e utilizar-se de qualquer tipo da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização das autoridades competentes, a Adema endossa o artigo 29, que trata dessas proibições e esclarece à população que ao encontrar qualquer tipo de animal silvestre não tente manuseá-los ou abatê-los, sendo prudente entrar em contato com a equipe do órgão ambiental através do telefone ‪79 3198 7190‬ e, nas próximas semanas, também através de um aplicativo para android e IOS, que será divulgado nos veículos de comunicação.

Fonte: Adema via Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.