Mais de 60 animais são encontrados mortos em Bom Jesus, RS

Mais de 60 animais são encontrados mortos em Bom Jesus, RS

Cães e gatos foram envenenados no município dos Campos de Cima da Serra.

RS bomjesus envenenamento3

A Associação Bomjesusense dos Protetores dos Animais estima que já sejam pelo menos 67 os cães mortos por envenenamento na cidade de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra. A presidente da entidade, Cláudia Correia, disse descartar qualquer hipótese de zoonose e mantém a convicção de que o caso se trate de envenenamento. A Associação espera pelo encaminhamento dos materiais coletados junto aos animais para que a perícia possa indicar o tipo de veneno utilizado. A maior parte dos cães vivia na rua, mas há quem tenha perdido animais de estimação. A associação estima que o material tóxico tenha sido arremessado, de forma estratégica, para atrair os cães e matar.

A maioria dos animais mortos vivia nas ruas, mas há também de particulares, como o caso de um labrador – que pertencia a uma criança. O cão foi levado ao veterinário ontem e acabou morrendo nessa manhã. A presidente da associação contou que a maioria dos animais foi encontrada na praça Rio Branco, no Centro da cidade. Alguns, no entanto, foram achados até nos pátios das casas. Claudia explicou que havia muitos cães soltos na rua, porque a maioria da população – 11 mil habitantes – vive na zona rural e, quando os animas “davam cria”, eram levados até a área urbana. “Não queriam mais cuidar, principalmente quando os animais ficavam doentes, e largavam na cidade”, relatou. Os cães se concentravam na praça. Com pena, a população os alimentava e os animais acabaram procriando ali, explicou Claudia.

Em razão desse problema, a associação foi criada há menos de um mês. Claudia relatou que na segunda-feira foi feita uma campanha de vacinação dos animais além de um tratamento contra a sarna. Ela lamentou, no entanto, que dois dias depois as mortes começaram.

A associação registrou ontem um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e entrou em contato com o Ministério Público para informar sobre a morte dos animais. A perícia identificou que cães e gatos foram envenenados e a Polícia Civil já começou a investigação.

Claudia disse que não há suspeitas sobre o responsável pelas mortes, mas deixou claro “que a população está com medo de falar”. “Não tem nada concreto. Agora é aguardar o trabalho da polícia”, afirmou.

RS bomjesus envenenamento1

RS bomjesus envenenamento2

Fonte: Correio do Povo (com informações da repórter Ananda Müller/Rádio Guaíba)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.