Mais de 60 papagaios serão devolvidos à natureza em Lagoa Grande, PE

Mais de 60 papagaios serão devolvidos à natureza em Lagoa Grande, PE
Animais estão há 40 dias em período de aclimatação. Foto: CPRH/Arquivo/Reprodução

Final feliz para sessenta e três papagaios resgatados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Na próxima quinta-feira (31), os animais da espécie verdadeiro (Amazona aestiva) serão devolvidos à natureza, em uma área rural do município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, a 662 quilômetros do Recife. As aves passaram cerca de um ano em processo de reabilitação.

Os animais integram o projeto Papagaio da Caatinga, que já reabilitou e devolveu ao seu habitat natural 289 papagaios-verdadeiros em Pernambuco (com os novos 63 o total passará a 352). Normalmente as aves são apreendidas em operações contra o tráfico de animais silvestres ou estavam sendo criadas irregularmente.

Em várias etapas, o processo de reabilitação demora pelo menos oito meses para que os papagaios (muitos com até décadas de cativeiro) sejam solto e voltem a viver livremente na natureza, juntos com outros da espécie, e até passem a procriar. Os 63 papagaios que serão soltos já estão há 40 dias em período de aclimatação na própria área de soltura. O papagaio-verdadeiro é considerada uma das espécies mais visadas pelo tráfico de animais silvestres.

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.