Mais de 630 cachorros e gatos são castrados em Paranavaí, PR

Mais de 630 cachorros e gatos são castrados em Paranavaí, PR
As ações do projeto aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de novembro. Foto: Prefeitura de Paranavaí

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, fez a castração de 637 animais (entre caninos e felinos, machos e fêmeas) no último fim de semana.

As ações do projeto, realizado com um convênio com o Governo do Estado, aconteceram nos dias 19, 20 e 21 de novembro (sexta, sábado e domingo) na escola municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Conjunto Luiz Lorenzetti.

“Em dois momentos deste ano foram realizados os pré-cadastros de pretensão para castração nas Unidades Básicas de Saúde. Posteriormente foi realizado o cadastro efetivo via contato telefônico. As castrações foram realizadas respeitando critérios de prioridade. Agendamos primeiramente as pessoas identificadas como acumuladoras de animais e aquelas que têm vários animais na casa e, na sequência, os demais cadastrados. Mais de 50% das pessoas que agendaram as castrações não compareceram com os animais. Então, fomos encaixando outros munícipes que foram até o local nos dias da ação”, explica a gerente do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal, Merciliana Santos Souza.

No total, foram realizadas 204 castrações de cães e gatos na sexta-feira (19), outras 238 no sábado (20) e mais 195 no domingo (21). O castramóvel, entregue a uma universidade de Paranavaí em junho, foi utilizado durante o fim de semana para a ação.
 
Fonte: Prefeitura de Paranavaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.