Mais de 70 cágados morrem atropelados em avenida de Teresina, PI

Mais de 70 cágados morrem atropelados em avenida de Teresina, PI

O Instituto Social Ambiental Cágado de Barbicha (Cabar) contabilizou o atropelamento de 75 cágados somente até hoje no mês de fevereiro. De acordo com a ambientalista Jacqueline Lustosa, 24 animais foram resgatados e conseguiram se recuperar, mas a situação é alarmante e só tende a piorar.

Com o período de chuvas, os animais saem das lagoas e realizam a travessia do que hoje é a avenida Boa Esperança. “O cágado está em uma zona de perigo pois a espécie há muito tempo vem sofrendo com os atropelamentos. O pior é que a maioria são animais ‘adolescentes’ morrendo. As tartarugas saem para pôr com a lua cheia e os cágados com as chuvas. Nesse período nascem os filhotinhos e acabam morrendo também”, explica a ambientalista.

Em um vídeo publicado hoje em sua rede social, Jacqueline mostra um cágado resgatado da avenida após ser atropelado. É possível observar que o animal teve parte do casco quebrado com o atropelamento.

O instituto tem realizado blitz educativa para orientar os motoristas que transitam pelo local, mas segundo Jacqueline a solução deve partir das autoridades. “Nossa cobrança antiga são túneis de fuga, sinalização na pista, redutor, uma melhor iluminação e uma atuação mais efetiva da Polícia Ambiental”, pontuou a ambientalista.

Por Rayldo Pereira

Fonte: Cidadeverde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.