Mais de 80 animais são castrados e chipados em último mutirão em Araranguá, SC

Mais de 80 animais são castrados e chipados em último mutirão em Araranguá, SC
Mais de 80 animais são castrados e chipados em último mutirão (Fotos: Reprodução Internet)

O mutirão de castração, iniciativa da Associação Bom Pra Bicho e Instituto Bicho Urbano, ONGs de proteção animal, com a parceria com a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Saúde, Programa Municipal Saúde Bem Estar Animal e Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), chegou ao fim neste último fim de semana. Entre sábado e domingo, dias 3 e 4, nas dependências da E.B.M. CAIC Jardim das Avenidas, foram 82 cães e gatos do município castrados e chipados no último evento do ano.

A parceria entre Prefeitura e ONGs para os mutirões iniciou em novembro de 2015. Com as 82 castrações, aproximadamente 600 procedimentos cirúrgicos foram realizados ao longo dos mutirões. Coube ao município ajudar a custear 90 castrações em apoio a cuidadores que possuem mais de dez animais em pátios de suas casas e cadastrados no Programa Municipal Saúde Bem Estar Animal. O prefeito Sandro Roberto Maciel prestigiou o evento, no último sábado. “Foi uma ótima parceria realizada para que pudéssemos castrar cães e gatos com segurança e conforto aos animais e cuidadores. Firmamos um compromisso com a sociedade em relação a políticas públicas de bem estar animal e encerro este mandato com o dever cumprido e feliz por ter iniciado um projeto tão bonito em nosso município”, afirma o prefeito.

sc_araranga_mais_80_animais_castrados_chipados_2

Araranguá avançou nos últimos anos em políticas públicas para o bem estar animal com a criação da Lei Municipal nº 3.309/14, sancionada pelo prefeito Sandro. A presidente da Associação Bom Pra Bicho, Maria Helena Périco da Silva, mais conhecida como Lena, destaca o apoio recebido pelo executivo municipal. “Acompanhamos passo a passo a elaboração da lei e é preciso registrar este novo momento do município sobre os trabalhos de proteção e bem estar dos animais. O prefeito Sandro Maciel deixou a sua marca ao fortalecer as ações da causa animal durante a sua administração”, enaltece Lena que também está em final de mandato da direção da entidade. Lena que na presidência da Bom Pra Bicho durante um ano, mas já atuava no grupo gestor da entidade havia três anos.

sc_araranga_mais_80_animais_castrados_chipados_3

Animais chipados

Além da castração, os dois últimos mutirões também serviram para inserir microchips nos animas em ação inédita na região. A chipagem ajuda a identificar a população canina e felina em casos de abandono, roubo ou acidentes, localizando os tutores ou cuidadores. Ao todo, 224 animais foram chipados. “Existe um cadastro municipal e outro nacional em que os cães e gatos chipados são cadastrados. Em caso de encontrarmos um animal com chip será possível identificá-lo com um aparelho leitor de microchip. Com isso, vamos poder localizar os cuidadores do cão ou gato encontrado”, declara a coordenadora interina do Programa Municipal Saúde bem Estar Animal, Flávia Candido, servidora da FAMA e também voluntária da Bom Pra Bicho.

sc_araranga_mais_80_animais_castrados_chipados_4

Por Saulo Pithan (com informações do Departamento de Comunicação Prefeitura de Araranguá)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.