Mais de 80 aves silvestres são resgatadas e duas pessoas são presas na ponte Anita Garibaldi, em Laguna, SC; vídeo

Mais de 80 aves silvestres são resgatadas e duas pessoas são presas na ponte Anita Garibaldi, em Laguna, SC; vídeo

Mais de 80 aves silvestres foram resgatadas neste domingo (11), por volta das 21h30, na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Os animais estavam sendo transportados do estado do Paraná para a região de Pescaria Brava, onde seriam revendidos. Órgãos de segurança pública montaram uma força tarefa para interceptar o veículo com as aves, que foi abordado no sentido sul.

Dois homens e uma mulher estavam no veículo, onde foram encontradas 82 aves em gaiolas e caixas impróprias. Dos animais, 73 são da espécie “trinca-ferro”, um deles já estava morto, seis são da espécie “bico-de-pimenta” (Saltator fuliginosus), dois da espécie “azulão” e um “curió” (Sporophila angolensis).

As três pessoas foram levadas ao Complexo de Delegacias de Polícia. Os homens foram presos em flagrante homens por maus-tratos e por transporte ilegal de animais silvestres. Estes crimes, segundo a polícia, foram cometidos de forma onde cabe aumento de pena, pois uma ave veio a óbito, os animais estão ameaçados de extinção e o fato ocorreu durante a noite. A mulher foi liberada, após as informações colhidas e procedimentos legais.

A operação começou após a Delegacia de Polícia de Pescaria Brava tomar conhecimento do possível transporte de aves silvestres. Participaram, em conjunto, a PPT de Tubarão, a Agência de Inteligência de Capivari de Baixo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Ambiental e Polícia Penal. Os trabalhos contaram também com o Centro de Triagem da Unisul, em Tubarão, para onde os animais foram levados para a destinação devida.

Fonte: A Hora