Mais de mil animais já foram castrados pela equipe do Canil Municipal de São Carlos, SP

Mais de mil animais já foram castrados pela equipe do Canil Municipal de São Carlos, SP

O Canil e Gatil Municipal, coordenado pelo Departamento de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou de janeiro a agosto deste ano 1.428 castrações gratuitas em cães e gatos. Em 2018 foram realizadas 1.157 castrações de animais domésticos durante o ano todo, porém no início de 2019 o local passou por reforma nas instalações internas, melhorando e aumentado dessa forma o atendimento no ambulatório veterinário.

Neste mesmo período (janeiro a agosto/19) passaram por consultas no ambulatório veterinário 859 animais. A equipe do Departamento de Defesa Animal também conseguiu resgatar 288 animais que viviam nas ruas ou que sofriam maus tratos. Até o momento 274 animais ganharam um novo lar com a realização do programa “portões abertos”, realizados geralmente aos sábados para que a população conheça o trabalho realizado no local e também os animais que estão para adoção.

“Recebemos recursos por meio de emenda parlamentar da vereadora Laíde Simões e no início do ano readequamos alguns setores, entre eles as salas de atendimento, fizemos o revestimento cerâmico das paredes do ambulatório veterinário, colocamos novo contrapiso nas baias dos animais, diminuindo dessa forma a entrada de novas doenças e abrimos o espaço para que a população conheça não só os animais para adoção, mas também os serviços oferecidos aqui gratuitamente”, explica Fernando Magnani, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal.

O secretário de Serviços Públicos ressalta que quem quiser adotar um animal doméstico basta procurar o canil. “Hoje temos 120 cachorros para adoção, 180 gatos e 17 animais entre equinos, asininos e muares. No caso dos cães e gatos todos já são entregues castrados”, garante Mariel Olmo. 

O Canil e Gatil Municipal, coordenado pelo Departamento de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, localizado na Estrada da Água Fria, oferece atendimento ambulatorial para cães, gatos e cavalos, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30. O local também realiza o trabalho de resgate de animais e recebe denúncias de maus tratos. Informações sobre o agendamento, regras e normas podem ser obtidas pelos pelo email [email protected] ou pelo telefone 3374-3239.

Fonte: São Carlos Agora 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.