Mais uma baleia jubarte aparece morta em Matinhos, PR

Mais uma baleia jubarte aparece morta em Matinhos, PR

PR Matinhos baleia1

Mais uma baleia jubarte foi encontrada, neste domingo (9), na praia de Matinhos. O animal foi parar na areia já em estado de decomposição. De acordo com o surfista Jorge Porvilho, na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura retirou o animal da praia e o enterrou na areia.

Em abril deste ano, outra baleia da mesma espécie foi encontrado morta na praia do balneário de Guacyara, também em Matinhos. Ele foi enterrado no mesmo local pela prefeitura, com utilização de duas máquinas.

A temporada de reprodução das baleias, que acontece de julho a novembro, deve atrair para a costa brasileira mais de 15 mil indivíduos das espécies franca e jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, onde buscam alimento entre os meses de dezembro e junho, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar ou dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do nosso litoral.

“Os filhotes precisam passar um tempo por aqui se fortalecendo para então terem condições de encarar o frio da Antártida”, explica Fábia Luna, coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), um dos 14 centros de pesquisa administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Declaradas Santuário de Baleias e Golfinhos – através do Decreto 6.698/2008 –, as águas brasileiras são palco da temporada de reprodução das baleias-franca e, em maior número, das baleias-jubarte. Seus principais berços reprodutivos são a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral catarinense, e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, mas elas também costumam aparecer na região do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

PR Matinhos baleia2

Fonte: Correio do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.