Malabarista preso por agredir cachorro em Barra Mansa (RJ) vai responder em liberdade

Malabarista preso por agredir cachorro em Barra Mansa (RJ) vai responder em liberdade
Cacau visitou a sucursal da TV Rio Sul em Volta Redonda nesta terça-feira (23) — Foto: Vinícius Lima/g1

O malabarista uruguaio que agrediu um cachorro de rua em Barra Mansa (RJ) vai responder em liberdade por maus-tratos aos animais. A decisão foi tomada pela Justiça em uma audiência de custódia realizada na Cadeia Pública de Volta Redonda (RJ) na segunda-feira (22).

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), a liberdade foi concedida com a justificativa da defesa de que o homem é réu primário, não tinha passagens pela polícia e não coloca em risco a ordem pública.

O malabarista terá que cumprir algumas medidas cautelares, como comparecer a cada dois meses ao Fórum para informar e justificar as suas atividades, não se ausentar da Comarca em que mora por mais de sete dias e não deixar o país, desde que haja autorização judicial.

Caso descumpra qualquer determinação feita pela Justiça, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pode pedir para que a prisão do uruguaio seja convertida em preventiva.

Relembre o crime

Cachorro que foi agredido em Barra Mansa — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Cachorro que foi agredido em Barra Mansa — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O caso aconteceu no sábado (20), no Centro de Barra Mansa. Segundo a Polícia Civil, testemunhas disseram que o estrangeiro fazia malabarismo com bolinhas em um sinal, na Avenida Domingos Mariano, quando uma delas caiu no chão.

O cachorro, que passava pelo local no momento, pegou a bolinha para brincar e acabou agredido pelo malabarista. O caso gerou revolta nas pessoas que presenciaram a agressão, que chamaram a Polícia Militar.

O homem foi levado para a delegacia de Barra Mansa. De acordo com a Polícia Civil, ele disse que o cachorro avançou nele e que “apenas se defendeu”.

Cão está em um lar temporário

O cão é um macho, que pesa cerca de 20kg e tem de 2 a 3 anos de vida. Ele foi carinhosamente apelidado de Cacau.

O animal está sob os cuidados do Grupo de Resgate Quatro Patas. Ele foi resgatado pela protetora dos animais Bruna Costa, que passava pelo local no momento da agressão.

“Eu estava passando de táxi e ouvi, como se fosse uma espécie de grito, que foi o grito dele de dor, e o barulho da pancada”, contou Bruna, que desceu do carro correndo para ver o que tinha acontecido.

“Ele [malabarista] bateu na metade da cintura pra baixo. Então, ele não ficava em pé. Ele estava com muita dor”, disse a protetora.

Pedaço de borracha utilizado para agredir cachorro em Barra Mansa — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Pedaço de borracha utilizado para agredir cachorro em Barra Mansa — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o animal da rua e transportá-lo até o táxi em que Bruna estava. De Barra Mansa, ele foi levado para uma clínica em Volta Redonda.

O animal sofreu lesões nas patinhas traseiras, foi medicado e liberado no mesmo dia.

No domingo, depois de passar o restante do sábado em repouso, Cacau voltou a andar. Bruna diz que, agora, ele está bem e cheio de bolinhas para brincar.

“Ele só queria brincar. É indefeso e irracional”, afirmou Bruna.

Cão agredido em Barra Mansa passa bem — Foto: Reprodução/Bruna Costa
Cão agredido em Barra Mansa passa bem — Foto: Reprodução/Bruna Costa

Futuros tutores

A protetora dos animais espera que os futuros tutores de Cacau cuidem dele com muito amor e carinho.

“Que o receba com muito amor e que dê muitos brinquedinhos para que amenize o sofrimento das ruas. Quem adotá-lo, terá que levar a bolinha”, concluiu.

Segundo Bruna, a previsão é de que, daqui 15 dias, o animal esteja disponível para adoção. Os interessados em ter o cãozinho em casa podem entrar em contato com a Bruna pelo Instagram do Grupo de Resgate Quatro Patas.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.