Malásia: Grupo pelos direitos dos animais elogia Penang por acabar com abate de cães

Malásia: Grupo pelos direitos dos animais elogia Penang por acabar com abate de cães

Por Zalinah Noordin / Tradução Alda Lima

Malasia Penang abate caes

A decisão de hoje pelo governo do estado de Penang de suspender a ordem de abate de cães de rua foi elogiada pela ONG SKSV – Stop Killing Start Vaccinating (Pare de Matar Comece a Vacinar).

Sua porta-voz, Lim Li Lian, expressou alívio por Penang ter decidido parar o abate e resolvido começar a vacinar os cães.

Esta manhã, o ministro chefe Lim Guan Eng anunciou que, a partir de hoje, a Rabies-infected Area (Penang) Order 2015 foi suspensa, considerando que Penang agora tem baixa prevalência de raiva.

“Independente de qualquer coisa, a vacinação em massa ainda é necessária em todas as zonas-tampão, já que não queremos uma repetição dessa tragédia, onde cães foram sacrificados em vez de serem vacinados”.

“Esperamos que os governos federal e estadual possam agilizar o processo de importação das 40.000 vacinas gratuitas que já estava aprovado e vendido na Malásia durante todo este tempo”.

“A WVS – Worldwide Veterinary Service (Serviço Veterinário Mundial) doou 40.000 vacinas grátis que poupa milhões de ringgits malaios a Penang”, explicou Li Lian.

Através de um relatório oficial para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre as ONGs locais e internacionais, como a Mission Rabies (Missão Raiva), a SKSV disse que já manifestou vontade de trabalhar sob a liderança e orientação do Estado e do Departamento de Serviços Veterinários (DVS).

“Isso vai ajudar a Malásia de forma eficaz e humana a prevenir futuros surtos de raiva”, acrescentou Li Lian.

Ela explicou que a implementação do programa de vacinação em massa da Mission Rabies depende da aprovação do DVS e do governo, e que, de acordo com ela, ainda está por ser fornecida.

Ela acrescentou que a SKSV e o público estão aguardando o governo aprovar e assinar a proposta da Mission Rabies e iniciar a primeira reunião do Comitê da Raiva que foi anunciado terça-feira passada pelo ministro da Agricultura e Agroindústria, Datuk Seri Ahmad Shabery Cheek.

“Pedimos ao nosso Departamento de Serviços Veterinários e ao governo para proteger nosso povo, endossando o acordo Mission Rabies e acelerando a importação das vacinas, e isso deve ser feito rapidamente”.

A Mission Rabies, a WVS, e uma série de ONGs locais e internacionais se ofereceram para colaborar, sob a liderança e orientação do Estado e da DVS, para implementar a vacinação em massa, a educação e um programa de vigilância.

Li Lian ressaltou que o primeiro passo para que isso aconteça é que o governo e a DVS endossem oficialmente a proposta da Mission Rabies.

A SKSV também está incitando a comissão da raiva criada na última terça a convocar a primeira reunião da comissão imediatamente.

“Esperamos que seja dada prioridade à segurança e à saúde das pessoas nos estados do norte”, disse ela.

Fonte: The Rakyat Post

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.