‘Maníacos do chumbinho’ seguem envenenando animais no Jacaré, em Cabreúva, SP

A tentativa de envenenar o gato Mileno, um bichinho de seis meses com pelos sedosos cor grafite, reacendeu uma polêmica em Cabreúva. Mileno foi salto graças à ação rápida do tutor, o servidor público Zelamaque Almeida de Souza, o Zela. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (27).
“Ele desceu do telhado já com a boca espumando e tentando vomitar”, conta Cela. A ação rápida do servidor, dando leite ao pet, ajudou a colocar o veneno para fora. Segundo Zela, os chumbinhos estão sendo colocados em presunto e peito de peru e jogados nas garagens e telhados das casas.
Esse tipo de ação infelizmente não é uma novidade em Cabreúva. Desde 2021 o Portal da Cidade faz publicações sobre animais sendo envenenados na cidade.
Os ‘maníacos do chumbinho’, como ficaram conhecidos, poderão ser alvos de investigação do Ministério Público de São Paulo. Um ofício foi protocolado no MP em 2022 pedindo investigação sobre as mortes de animais por envenenamento – que acontecem em Cabreúva desde pelo menos março de 2021.
Os responsáveis pelo envenenamento podem ser enquadrados em vários crimes como crueldade contra animais. No caso da venda do chumbinho, o crime é contra a saúde pública, com pena de 10 a 15 anos de prisão.
Fonte: Portal da Cidade Cabreúva