Manifestação contra a crueldade contra os animais acontece domingo em São Paulo

Manifestação contra a crueldade contra os animais acontece domingo em São Paulo
Vaquejada foi proibida no País. (Foto: Divulgação)

Neste domingo, dia 27, acontece na Avenida Paulista, na região central da Capital, uma manifestação contra a prática de maus-tratos aos animais em vaquejadas, rodeios, brigas de galo e outros. A concentração para o evento nomeado “Crueldade nunca mais” acontece em frente ao MASP.

De acordo com a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CFMV, o gesto brusco de tracionar violentamente o animal pelo rabo pode causar luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos, estabelecendo lesões traumáticas com o comprometimento, inclusive, da medula espinhal. O impedimento de fuga de uma ameaça exacerba reações límbicas de ansiedade, medo e desespero. Dar o exemplo de violência para com animais para nossas crianças, nada tem de cultural.

Em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.