Manifestação pede fim da tração com cavalos em Petrópolis, no RJ

Manifestação pede fim da tração com cavalos em Petrópolis, no RJ

Acidente com cavalo que quase foi enforcado, no dia 13, motivou o protesto. Ação aconteceu na Praça dos Expedicionários.

Uma semana após um cavalo que tracionava uma charrete cair e ser quase enforcado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, manifestante realizam uma manifestação neste sábado (21) pedindo o fim da tração das vitórias com os animais. A mobilização aconteceu na Praça dos Expedicionários, no Centro. Os participantes vestiram roupas pretas e levaram faixas e cartazes.

Segundo Domingos Galante, organizador do protesto, o grupo luta contra a tração animal em Petrópolis. “Não queremos acabar com o trabalho dos charreteiros, e sim, a troca do meio de tração”, afirmou.

A aposentada Celi Marelli também participou do movimento. “Eu fico até emocionada porque é muito triste ver esses animais sofrendo”, contou.

Com o movimento próximo ao ponto onde as charretes ficam estacionadas, poucas vitórias estavam no local neste sábado. Mas a charreteira Cibele Raposo afirmou que os animais são bem tratados. “Nós pagamos veterinário, tem o veterinário do município, não tem nada de errado. O que aconteceu foi uma fatalidade. Infelizmente o animal escorregou e caiu”, disse sobre o acidente envolvendo um dos cavalos, na semana passada.

De acordo com Rosane Portugal, coordenadora do programa Bem-Estar Animal no município, a Prefeitura está buscando o diálogo, ouvindo todas as partes. “Com a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal vamos abrir a discussão para a sociedade civil e todos os interessados no assunto”, afirmou.

Assista aos vídeos clicando aqui.

Fonte: G1

MAIS NOTICIAS

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.