Manifestação pedirá cassação do registro profissional de veterinário envolvido em ‘rinhas’ no AM

Manifestação pedirá cassação do registro profissional de veterinário envolvido em ‘rinhas’ no AM
Foto: Arte/Canal92AM

A decisão do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), de apenas suspender por 80 dias o médico veterinário André Sotero, por participação ativa em rinha de cães, em dezembro de 2019, na cidade de São Paulo, será alvo de manifestação popular.

O ato está marcado para a próxima segunda-feira (27), às 16h, em frente à sede do órgão, localizada na Rua Manoel Leão, Quadra 3 Casa 1, bairro Parque 10. O objetivo é pressionar o CRMV-AM pela cassação do registro profissional do veterinário.

A convocação da manifestação está sendo encabeçada pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que é presidente da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA- Aleam). Ela sustenta que a atitude do Conselho frente à gravidade da situação é no mínimo revoltante.

Segundo a deputada, o Conselho abre precedentes para que novos casos com a participação de profissionais da área em rinha de cães, aconteçam e tenham a mesma impunidade.

“É surreal a decisão do Conselho que acha que essa multa de 3 mil reais e uma suspensão de 80 dias sejam o suficiente para reprimir atos criminosos como esse. Estamos falando de uma situação onde esse indivíduo foi pego, vai saber quantas vezes ele praticou isso!”, destaca Joana Darc.

Para Joana Darc, André Sotero representa perigo iminente aos animais e questiona o Conselho por qual motivo abrandou a pena do médico veterinário em menos de 10 dias, diferente do que é previsto no Código de Ética dos Médicos Veterinários.

Sobre a punição do Conselho

Na última sexta-feira (17),o CRMV-AM decidiu punir André Sotero apenas com uma suspensão de exercício profissional de 80 dias, e mais uma multa de 3 mil reais, pelo envolvimento em lutas clandestinas internacionais de cães e maus tratos aos animais, maioria da raça Pitbull, que ocorreram em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, em 2019.

Após o término do processo ético da entidade e sem a cassação do registro, André Sotero poderá atuar, de forma integral, na profissão de médico veterinário. Vale lembrar que, na época, dentre os detidos, juntos com André, estavam apostadores, criadores e treinadores dos animais, que vendiam carne assada de cães mortos na rinha, carne essa usada para venda e consumo no local.

Falta autonomia

O vereador Kennedy Marques disse, no último fim de semana, que o conselho regional alega não ter autonomia para aumentar punição ao veterinário envolvido em ‘rinhas’.

O parlamentar disse que conversou com o presidente do Conselho, que falou do desejo de querer poder dar uma punição maior ao veterinário, mas teve que seguir uma resolução do Conselho Federal. Para o vereador, a pena dada é insignificante.

Defesa do veterinário

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do veterinário. O espaço fica à disposição para eventuais esclarecimentos.

Por Isac Sharlon

Fonte: Canal 92

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.