Manifestantes se fantasiam de animais para protestar contra uso de bichos em evento de shopping

Manifestantes se fantasiam de animais para protestar contra uso de bichos em evento de shopping
Manifestantes se fantasiaram de animais para protestar contra evento em shopping no Recife — Foto: Thais Toledo/TV Globo

Manifestantes se reuniram neste domingo, em frente ao Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife, para protestar contra o uso de animais no evento Fazendinha do Plaza, parte da programação de férias do centro de compras. Fantasiados de bichos, eles pediram o fim da “exploração e objetificação dos animais”. Segundo o shopping, cerca de 30 pessoas participaram do ato.

Durante o protesto, os manifestantes seguraram placas e cartazes com frases em prol dos direitos dos animais e pedindo o fim da exploração dos bichos. Um dos manifestantes foi ao local vestindo uma fantasia de vaca e outro, com uma máscara de cavalo.

Manifestantes protestam em prol dos direitos dos animais em frente a shopping no Recife — Foto: Thais Toledo/TV Globo
Manifestantes protestam em prol dos direitos dos animais em frente a shopping no Recife — Foto: Thais Toledo/TV Globo

Nas redes sociais, os manifestantes argumentaram que o uso dos animais na fazendinha contraria “todos os comportamentos naturais de sua espécie” e que “todos os animais possuem necessidades muito específicas e complexas.”

A fazendinha, segundo o Plaza, é realizada há 20 anos e tem cerca de 40 mil visitantes a cada edição. Os manifestantes dizem, ainda, que o ato visa conscientizar a população “de que os animais não devem ser utilizados durante eventos de entretenimento, pois esta prática é considerada exploratória e opressora”.

Resposta

Por meio de nota, o Plaza informou que reafirma “o respeito à opinião e ao direito de manifestação do grupo” e que segue, “com rigor, as regras estabelecidas pelos órgãos competentes para a realização do evento.”

O centro de compras diz, ainda, que “para a estadia na Vila dos Bichinhos, que reproduz o ambiente de uma fazenda onde são criados, os animais possuem toda a documentação exigida, bem como vacinas e vermífugos em dia.”

A nota afirma que “os animais recebem cuidados diários dos criadores, tratadores e veterinários (alimentação, ingestão de água, banho, passeio/circulação, higiene do local), de acordo com as especificidades de cada espécie”.

O texto diz, ainda, que “intervenções podem acontecer, inclusive, durante o horário de visitação do público”, caso necessário, seguindo “técnicas de manejo e de segurança para cada animal.”

O Plaza informou que o evento “conta com duas veterinárias de sobreaviso durante 24 horas para prestar atendimento, se necessário, e supervisionar os cuidados diários dos bichinhos.”

As profissionais, segundo o shopping, ficam no centro de compras de sexta a domingo, “durante todo o horário de funcionamento do evento, garantindo, assim, o cumprimento dos cuidados fundamentais para a saúde dos animais e ainda compartilhando informações e curiosidades com as crianças.”

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: É uma VERGONHA que o Plaza Shopping explore animais para atrair a atenção do público. Assim, deseduca a todos (em especial as crianças), naturalizando o confinamento e o desrespeito às necessidades e expressões naturais dos animais. Em um momento em que cresce no Brasil e no mundo a consciência sobre o veganismo, a senciência animal, a inclusão dos animais na esfera de consideração moral e outros temas, o Plaza Shopping violenta os interesses mais básicos dos bichos ara “decorar” seu estabelecimento. É lamentável também que o Poder Público em Pernambuco permita isso.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.