Manifesto para impedir que animais abandonados morram nas ruas de Araruama, RJ

Manifesto para impedir que animais abandonados morram nas ruas de Araruama, RJ
Foto: divulgação

Um morador de Araruama, motorista de transporte público, como ele se identifica, criou um abaixo-assinado na Internet, com o objetivo de chamar a atenção da população, e principalmente das autoridades municipais, para a questão dos animais abandonados nas ruas, que segundo ele, estão morrendo sem atenção do poder público, mesmo depois da Prefeitura inaugurar a “Clínica Animal” no ano passado. Segundo o morador, o espaço não funciona como deveria, fazendo a “busca ativa nos bairros”. A Prefeitura fica esperando que a população leve os animais abandonados até ela para castração.

O abaixo-assinado lançado por Mauricio Eduardo Santos Queiroz no fim de semana já conta com cerca de 400 assinaturas e vem conquistando adesões não só em Araruama, mas também de pessoas de outras cidades, e até turistas, preocupados com a causa animal. A Clínica Animal de Araruama foi inaugurada em 12 de julho do ano passado para que a população de baixa renda da cidade pudesse providenciar a castração de bichos de estimação, sem custo, e impedir justamente que procriassem e os filhotes acabassem abandonados nas ruas.

Na ocasião, a Prefeitura de Araruama informou que seria criado, junto com a inauguração da clínica, o projeto “Anjo dos Animais”, que usaria um carro adaptado para percorrer ruas da cidade, identificar e recolher cachorros e gatos que precisassem de algum tratamento, e que também seriam castrados. Acontece que segundo o autor do abaixo-assinado, esse serviço não está funcionado e os animais acabam morrendo nas ruas, abandonados e jogados no lixo ou em terrenos baldios, onde atraem vetores de doenças.

O texto publicado por Mauricio Queiroz no change.org, onde o abaixo-assinado está publicado resume a indignação do araruamense com o tema: “motorista de transporte de passageiros em Araruama-RJ, presencio, dia após dia, a desgraça em que vivem animais; cães, gatos, coelhos, morrendo abandonados, de fome,se multiplicando sem qualquer controle do poder público e a mortandade aumentando indiscriminadamente. Recentemente a prefeitura, lançou uma “Clínica Animal” que apenas enxuga gelo, tentando tratar de pequeno grupo de animais, levados por moradores, masque não atendem aos animais de rua que permanecem na desgraça, aumentando progressivamente, dependendo de protetores abnegados e exauridos e sem qualquer atenção do poder público. Precisamos de programa definitivo de proteção e castração destes animais e controle de zoonoses”, diz o texto.

Até o fechamento dessa matéria, a Prefeitura de Araruama não havia se manifestado sobre o abaixo-assinado e nem repassado informações sobre o funcionamento do serviço de “busca ativa” de animais abandonados.

Fonte: Plantão dos Lagos


Nota do Olhar Animal: A matéria original não indica o link para a petição virtual.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.