Marinha resgata 11 das 14 baleias encalhadas na costa do Sri Lanka

Marinha resgata 11 das 14 baleias encalhadas na costa do Sri Lanka
Crédito: STR / AFP

Onze baleias-piloto foram resgatadas neste sábado (11/2), após encalharem perto da costa oeste do Sri Lanka — anunciaram funcionários locais.

Uma equipe da Marinha colaborou nas tarefas de salvamento junto com os pescadores locais. Estes últimos soaram o alarme, quando viram as baleias próximas da localidade turística de Kudawa. “Eram 14, mas três morreram”, disse à AFP Eranda Gamage, responsável pela fauna selvagem. “Tivemos que levá-las para águas mais profundas para soltá-las lá e que não voltassem à costa. A Marinha levou-as em seus barcos e as soltou”, acrescentou.

As baleias-piloto, que podem medir até seis metros de comprimento e pesar uma tonelada, são animais muito sociáveis. Embora os cientistas estudem o fenômeno há décadas, ainda são desconhecidas as razões pelas quais as baleias aparecem encalhadas nos litorais.

Em 2020, as equipes de resgate do Sri Lanka conseguiram salvar 120 baleias-piloto, em uma operação com participação da Marinha nacional.

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.