Mata Ciliar alerta: armazenar lixo corretamente pode evitar a intoxicação de animais silvestres

Na semana passada, a Guarda Ambiental de Jundiaí resgatou dois gambás-de-orelha-preta e levou ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação da Mata Ciliar.
De acordo com a associação, os animais estavam em um balde com chorume, embebidos de um líquido fermentado. Os animais chegaram sujos, cobertos com pedaços de comida, com cheiro desagradável e com sinais de apatia.
A equipe de veterinários fez a higienização de ambos os gambás e os medicou para tratamento gástrico além de hidratação com soro. Infelizmente, durante o tratamento, apenas um gambá sobreviveu. Ele está apresentando uma recuperação bastante positiva e, em breve, iniciará o processo de reabilitação.
Nesta fase de tratamento, o animal recebe alta e vai para um recinto externo na Mata Ciliar. Lá, os tratadores acompanham seu desenvolvimento completo, até que tenha condições de voltar ao seu habitat natural.
Faça sua parte
A Associação Mata Ciliar faz um importante alerta: descarte o lixo corretamente e evite a intoxicação de animais silvestres. Não jogue lixos em terrenos baldios, armazene resíduos líquidos somente em potes e vidros vedados. Não deixe latas de lixos destampadas e coloque o lixo apenas nos horários programados para a coleta de seu município.
Além de ser um dever e um cuidado necessário com o meio ambiente, jogar o lixo adequadamente é uma forma de proteção aos animais que vivem livres e podem ser atraídos por alimentos em descartes inadequados.
Fonte: Tribuna de Jundiaí