Maus tratos a animais de companhia geram 186 denúncias na Madeira, Portugal

Maus tratos a animais de companhia geram 186 denúncias na Madeira, Portugal
Em 2016 12 animais foram abandonados na Região (Foto: arquivo)

A Guarda Nacional Republicana registou 186 denúncias de maus tratos a animais de companhia na Madeira, em 2016, no âmbito de uma fiscalização realizada através do Serviço de Protecção da Natureza do Ambiente (SEPNA).

Os dados disponibilizados dão conta que no ano transacto 12 animais foram abandonados na Região, havendo ainda três casos de maus tratos.

Ao todo, também a nível nacional, houve registo de 3.694 denúncias, menos 116 do que em igual período de 2015 (o que corresponde a uma média de dez por dia), 767 crimes, mais 112 do que no mesmo período em 2015 (correspondendo a uma média de dois por dia) e 5.064 autos de contraordenação, mais 380 autos de contraordenação que no ano transacto, levantados maioritariamente por falta de chip de identificação, vacinação e/ou falta de registo (corresponde a uma média de 13 por dia).

De referir que a GNR tem disponível 24 horas/dia e com cobertura em todo o território nacional (continente e regiões autónomas) a linha ‘SOS Ambiente e Território’, através do número azul 808 200 520 ou através do link http://goo.gl/1zRBfA, onde os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que possam violar a Legislação Ambiental e/ou Animal.

Por Andreína Ferreira 

Fonte: DN Notícias / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.