Maus-tratos: mulher vai embora e abandona cachorros em Apucarana, PR

Uma ocorrência de maus-tratos a animais chamou a atenção na manhã desta terça-feira (31) em Apucarana (PR) e resultou no resgate de cinco cachorros que necessitavam de assistência veterinária.
De acordo com informações do Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) e da Polícia Civil (PC), vizinhos de uma residência, que fica na Rua Marcel Cassandre, na Vila Formosa, denunciaram ao Cemsa que haveriam animais em situação de maus-tratos e abandono no local.
A Polícia Civil e a equipe do Cemsa foram até o local e constataram que alguns animais se encontravam em situação de saúde crítica, necessitando de cuidados médicos.
Segundo informações dos moradores da casa, a tutora dos animais teria ido embora às pressas para outro estado, deixando a residência e os animais para os atuais moradores cuidarem.
Não foi revelado o número total de animais que estavam no local, mas ao menos cinco cachorros foram resgatados e encaminhados ao Cemsa para atendimento médico e acolhimento na instituição.
De acordo com o médico-veterinário João Pedro Correa, a Polícia Civil ainda fixou um prazo de 10 dias para que os demais animais que ficaram na casa estejam nas condições de limpeza e organização do espaço adequadas para a sua sobrevivência.
“Esses moradores se comprometeram a cuidar desses outros animais que estão bem e os que estão numa situação clínica que precisam de assistência veterinária, nós fizemos o recolhimento, a apreensão desses animais, juntamente com a Polícia Civil e vamos dar todo o suporte para eles”, conta.
Correa também conta que os animais resgatados passarão por todos os cuidados necessários para que em breve possam estar disponíveis para adoção.
Segundo o investigador Nivaldo Falleiros, todos os envolvidos serão ouvidos e responsabilizados.
“A tutora dos animais vai responder, será instaurado um inquérito policial, onde nós tiramos bastante fotos, bastante imagens e ela vai responder criminalmente por maus-tratos, os novos moradores irão ser ouvidos na delegacia e o boletim de ocorrência será refletido ainda hoje e essas pessoas todas serão intimadas”, salienta.
O investigador ainda relata que, mesmo a tutora dos animais estando em outro estado, ela responderá pelos crimes.
Fonte: TN Online via CGN