Médico abre mão de salário e atende pessoas em troca de ração para ajudar animais abandonados

Médico abre mão de salário e atende pessoas em troca de ração para ajudar animais abandonados

Rafael Angelo Avance Baggiari juntou duas coisas que ama de paixão: a Medicina e os animais, e decidiu ajudar quem mais precisa. Sua ideia era simples: garantir aos mais necessitados acesso à saúde em troca de um saco de ração por consulta, assim, além de ajudar as pessoas, ele também pode ajudar os animais abandonados.

Há mais de 10 anos, o Rafael, que é ginecologista e obstetra, atende mulheres carentes de forma gratuita através do projeto “Corrente do Bem”. Em 2019, ele decidiu associar esse projeto ao “SOS Patas Abandonadas”, em que as pacientes doariam um saco de ração em troca do atendimento. Mas, é claro, nada obrigatório! Apenas se a pessoa quiser e tiver condições.

Para Thalita Herrera de Alvarenga, uma das pacientes atendidas, o projeto foi uma oportunidade única. “Eu tenho um problema raro no sangue. Minha gravidez era de auto risco e eu tinha muito medo do parto, pois era muito provável eu não sobreviver, mas a cada consulta eu ficava mais tranquila. É muito importante ter um médico humano, porque às vezes a pessoa não precisa de consulta, mas só de ouvir algumas palavras, sem aquela coisa mecânica”, contou.

Foto: Instagram @rafaelangeloavancebaggieri

Em média, Rafael abre as portas da sua clínica em Vila Velha (ES) duas vezes por mês para realizar o projeto. Para deixar o atendimento ainda mais completo, ele convida médicos de diferentes especialidades para participar da boa ação.

“Por dia, atendemos de 30 a 70 pessoas, já tivemos vezes de chegar a 100. O que eu faço é juntar a quantidade máxima de médicos, de todas as especialidades. Além disso, um total de 250 animais, de seis abrigos diferentes, são ajudados mensalmente. São 150 kg de ração por abrigo, por mês. Geralmente, não dá para doar para todos, aí eu pego do meu dinheiro e completo”, conta Rafael.

Por Isabella Jabali

Fonte: Razões para Acreditar

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.