Megaoperação salva cavalo que caiu em canal após ponte ceder em SP; vídeo

Megaoperação salva cavalo que caiu em canal após ponte ceder em SP; vídeo
Adestrador tentava acalmar animal enquanto operação de resgate era pensada — Foto: Thiago Assunção/Arquivo Pessoal

Uma megaoperação foi montada para resgatar um cavalo que caiu em um canal, após um deck de madeira ceder, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo G1 na manhã desta segunda-feira (22) mostram o momento em que o animal é içado por uma retroescavadeira. O cavalo, que pertence à tropa da Polícia Militar, ficou preso por cerca de duas horas. Pessoas que passavam pelo local acompanharam o resgate.

VÍDEO: Retroescavadeira é usada para içar cavalo preso em canal em São Vicente, SP

De acordo com a Polícia Militar, por volta de 19h30 de sábado (20), a equipe Hipo do 2º Batalhão de Ações Especiais se deslocava em patrulhamento a cavalo, quando, na altura da rampa de acesso à Praça Tom Jobim, a madeira cedeu e caíram cavalo e cavaleiro. O turista do interior paulista Thiago Assunção, de 31 anos, passeava pelo local quando se deparou com a cena inusitada envolvendo o animal da Cavalaria da PM.

“Eles estavam finalizando a ronda deles por ali, quando passaram pela ponte de madeira. A madeira cedeu, e o cavalo e o soldado caíram lá dentro. A madeira deve ter cedido com o peso, não sei. Foram duas horas para eles conseguirem fazer o resgate”, explica o turista.

Segundo Assunção, a operação envolveu equipes da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O animal estava muito agitado e, por isso, o resgate se tornou complicado. “Eles tentaram umas três vezes, mas não conseguiam puxar o cavalo de dentro do canal. Ele também estava um pouco machucado e nervoso, todos no entorno tentavam acalmá-lo”, conta.

Cavalo caiu ao passar por passarela de madeira que cedeu em São Vicente, SP — Foto: Thiago Assunção/Arquivo Pessoal
Cavalo caiu ao passar por passarela de madeira que cedeu em São Vicente, SP — Foto: Thiago Assunção/Arquivo Pessoal

Uma retroescavadeira utilizada pela unidade do Corpo de Bombeiros de Santos, cidade vizinha, foi solicitada pelas equipes, mas, chegando ao local, o equipamento ficou atolado na areia. “Nisso, uma equipe da prefeitura e um outro guincho foram usados para desatolar o guincho dos bombeiros da areia. Enquanto isso, o cavalo continuava preso”.

Ao fim, foi solicitado um veterinário para o local, que aplicou uma injeção anestésica no animal. Mais calmo, foi possível removê-lo do canal. O turista e outras pessoas que passavam pela região acompanharam de perto a operação, que foi aplaudida quando, finalmente, o cavalo foi resgatado. “Foi muito emocionante, de verdade. Ficamos horas ali acompanhando, e no fim deu tudo certo”, comemora. Cavalo e cavaleiro não sofreram ferimentos graves, de acordo com a polícia.

Equipes montaram megaoperação para retirar cavalo do canal em São Vicente, SP — Foto: Thiago Assunção/Arquivo Pessoal
Equipes montaram megaoperação para retirar cavalo do canal em São Vicente, SP — Foto: Thiago Assunção/Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.