Melissa King propõe cozinha vegana criativa

Melissa King propõe cozinha vegana criativa

Aprenda a receita de um brownie de chocolate com manteiga de amendoim.

Dia desses, um colega contou que a nutricionista com quem havia se consultado – queria perder uns quilinhos – recomendara, entre outros ingredientes da nova dieta, consumir margarina light com bolachinhas. Ele saiu correndo do consultório para nunca mais voltar. Afinal, entre tantas recomen­dações nutricionais proferidas ao vento nos dias de hoje, uma é unanimidade: dispensar industrializados, sobretudo aqueles ricos em sódio e gorduras.

A margarina é um dos piores tipos. Quimicamen­te, por apenas uma molé­cu­la, não é considerada plásti­co. É, leitores, quem achava que dispensar a manteiga pe­lo pote de gordura ve­getal e­ra mais saudável, está na ho­­ra de repensar suas escolhas.

Mas tudo isso é para falar dos alimentos que se pode fazer em casa. Até manteigas. A partir de vários ingredientes naturais. Além dos leites vegetais, opções ao leite de va­ca. Boa dica é seguir o pas­­so a passo da blogueira Melis­sa King, titular do The Whole Food, uma verdadeira especialista em culinária saudável. Em seu lançamento editorial, o “Leites e manteigas ve­getais – receitas caseiras”, ela dá receitas e ótimas dicas práticas para incrementar as refeições caseiras. Confesso que me im­pressionou o chantilly de lei­te de coco, nunca ouvi falar.

Há manteigas de pistache, amendoim, amêndoa, castanha de caju, castanha-do-Pa­rá com caramelo salgado, de semente de girassol e de ave­lã. Segundo a autora, a sua proposta é sair do óbvio mostrando que com um pouco de dedicação, é possível ter uma cozinha mais criativa. Melissa é boa em nos convencer. Dá vontade de fazer quase tudo em casa.

Como bom livro de receitas, a cozinheira indica os utensílios necessários, elenca as propriedades nutricionais dos ingredientes e orienta sobre a utilização das sobras veganas, transformando-as em acepipes atraentes. O brownie que você aprende hoje é uma adaptação da receita clássica, com farinha de linhaça, manteiga de amendoim e leite de amêndoa. Nos conte depois o resultado final.

PE livrovegano 2

Receita >> Brownie de chocolate com manteiga de amendoim, por Melissa King, do blog The Whole Food

Ingredientes:

1 colher (sopa) de farinha de linhaça
3 colheres (sopa) de água morna
2 xícaras (180g) de farinha de aveia sem glúten
½ xícara (60g) de cacau em pó sem adição de açúcar
1 ½ colher (chá) de fermento químico em pó
½ colher (chá) de sal marinho
1 xícara (250g) de manteiga de amendoim clássica
50 g de chocolate amargo ou ½ xícara (80g) de gotas de chocolate amargo
½ xícara (120ml) de leite de amêndoa
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup) ou melado
½ xícara de óleo de coco
¼ de xícara (60ml) de purê de maçã sem adição de açúcar
1 colher (chá) de semente de fava de baunilha ou extrato de baunilha

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180 °C
2. Misture a farinha de linhaça com a água numa tigelinha. Leve à geladeira por 1 minuto para firmar. A mistura fica viscosa como ovo
3. Numa tigela grande, misture a farinha de aveia, o cacau, o fermento e o sal. Reserve
4. Misture os demais ingredientes numa panela pequena. Leve ao fogo médio. Com o auxílio de uma espátula de silicone, mexa por 5 minutos, até a mistura ficar homogênea
5. Junte a mistura da panela aos ingredientes secos e misture bem por 1 a 2 minutos com o auxílio da batedeira fixa ou de mão (ambas funcionam bem)
6. Junte a mistura de água e linhaça e misture por 1 minuto, até os ingredientes ficarem homogêneos
7. Forre um refratário de 20 x 20cm com papel-manteiga. Deixe uma sobra de papel em cada lado do refratário para conseguir retirar o brownie inteiro
8. Com o auxílio de uma colher, passe a massa uniformemente para o refratário, pressionando-o de leve. Asse por 15 minutos. Para saber se já assou, enfie um palito no meio. Se sair limpo, é porque está pronto. Como gosto de brownie bem molhadinho, deixo o meu um pouco mole no meio. Para que o brownie fique com uma consistência semelhante à de bolo, deixe mais 5 minutos no forno
9. Espere esfriar completamente antes de retirar o brownie do refratário. Para retirá-lo, levante as abas do papel de assar. O brownie vai sair inteiro. Corte-o em 9 quadrados do mesmo tamanho usando um cortador de pizza ou uma faca bem afiada
10. Guarde o brownie em pote hermeticamente fechado na geladeira por até 2 semanas. No freezer, por até 6 meses. Na hora de consumi-lo, retiro-o do freezer e deixo descongelar por 1 ou 2 horas. Também pode descongelá-lo no micro-ondas no modo de descongelamento.

Observação: Se você achar que tem óleo demais na receita, pode diminuir a quantidade para ¼ de xícara (60ml) e juntar mais ¼ de xícara (60ml) de purê de maçã ou iogurte vegano.

Tempo de preparo e forno: 25 a 30 minutos

Fonte: Folha PE

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.