Membro da Assembleia da Califórnia apresenta projeto de lei para começar a moratória nas fazendas industriais

Membro da Assembleia da Califórnia apresenta projeto de lei para começar a moratória nas fazendas industriais
Vladimir Tretyakov/Shutterstock

Um dia tão esperado finalmente chegou para os californianos. Na sexta-feira, o membro da Assembleia da Califórnia (EUA) Adrin Nazarian (D-Van Nuys) apresentou um projeto de lei para iniciar uma moratória em novas fazendas industriais e matadouros no estado.

O projeto de lei entraria em vigor em 1º de janeiro de 2023 e proibiria a criação de novas fazendas e matadouros de animais. O projeto também proibiria a expansão de fazendas industriais e matadouros existentes. As operações que geram menos de US$ 100.000 em receita anual também não serão deixadas de lado.

O projeto de lei afirma: “O atual sistema de criação, manutenção, abate, processamento e embalagem de gado é perigoso, destrutivo e desumano. Como indústria, não é sustentável.”

O projeto de lei monumental segue o exemplo de um projeto de lei semelhante que foi proposto em Nova Jersey pelo senador Cory Booker. Este é um momento histórico, pois será a primeira vez que a Califórnia introduziu uma lei de moratória de fazendas industriais.

A rede de direitos dos animais, Direct Action Everywhere (DxE) propôs o projeto de lei ao deputado Nazarian como parte de sua campanha “No More Factory Farms”. A DxE está listada como patrocinadora do projeto de lei.

A DxE apresentou dezenas de queixas nos últimos sete anos de suposto abuso criminal em fazendas industriais, e suas reivindicações foram continuamente desconsideradas. Não houve processos, exceto contra os ativistas dos direitos dos animais que expuseram a má conduta. Mais de 600 ativistas da rede DxE invadiram um matadouro em uma fazenda de patos na Califórnia, quase 100 ativistas foram presos e alguns foram processados.

Com suas reivindicações finalmente sendo levadas a sério, a DxE agora está um passo mais perto de acabar com as fazendas industriais.

“Essas operações têm um histórico notório de más condições de trabalho onde a saúde e a segurança são sacrificadas pelo lucro máximo. Embora não possamos e não devamos substituí-lo da noite para o dia, podemos interromper sua expansão para dar espaço para que mais operações amigáveis ao trabalhador e ao consumidor se desenvolvam. Este projeto é um passo para a solução”, disse o deputado Nazarian.

O deputado Alex Lee (D-San José) também é co-autor do projeto de lei, comentando:

“Tenho orgulho de ser co-autor AB 2764 – Matadouros industriais em massa impõem crueldade desumana a animais e trabalhadores e têm impactos ambientais e de saúde prejudiciais. Eu aplaudo o membro da Assembleia Nazarian por sua liderança nesta questão.”

O DxE liderará uma grande mobilização popular em apoio ao projeto de lei. Eles farão campanha por telefone, e-mail e mídia social e conduzirão demonstrações pessoais. Siga-os no Twitter ou confira o site deles para ver como você pode ajudar, não importa onde você esteja!

Assine esta petição para banir a pecuária industrial.

Por Haley Kanowsky / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: A forma como os animais explorados para consumo são tratados é terrível e inaceitável, mas é apenas um AGRAVANTE em relação ao dano maior, naturalizado pela indústria “da morte” e aceito por muitas pessoas, que é o ABATE. O sofrimento imposto cotidianamente aos animais no transporte ou nas “linhas de produção” de carne não é menos repulsivo e imoral do que a violação do principal interesse dos animais, que é o interesse em viver. A produção não tem que dar melhores condições aos animais à espera da morte. Ela deve, sim, ser banida. O paladar dos humanos não é mais importante que a vida dos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.