Menina de 7 anos distribui ração para cães de rua

Menina de 7 anos distribui ração para cães de rua
Lívia organiza ração que vai levar para os animais abandonados: “Tenho muita pena deles”

Aos 7 anos, Lívia Zimmer Stertz tem um carinho especial por animais. Com dois gatos e dois cachorros em casa (ambos resgatados da rua), ela também se dedica a cuidar daqueles que estão abandonados. Sensibilizada pela situação precária de muitos animais, a menina teve a ideia de comprar ração e distribuir aos que encontra pelas ruas no Centro e também em alguns bairros de Santa Cruz do Sul. A mãe, Jaqueline Zimmer, não esconde o orgulho que sente da filha.

“Sempre ajudei os animais de rua e também as protetoras de animais, com rifas e outras ações para arrecadar dinheiro para a compra de ração. E ela, desde pequenina, sempre acompanhou isso de perto. Com a pandemia, começamos a sair de carro para tomar chimarrão em ambientes ao ar livre e ela teve a ideia de levar sempre um saquinho de ração junto, para o caso de encontrarmos um animal abandonado,” conta.

De acordo com Juliane, que é gerente comercial de um supermercado, a ração é adquirida com recursos próprios da família, que reside no Bairro Arroio Grande. Depois é separada em sacos menores, com cerca de 250 gramas. “Tem saquinhos de ração por toda parte, em casa e no carro. Ela sempre repõe para não faltar e quando encontra um cão, logo joga o pacotinho e ele mesmo abre. Não deixo chegar muito perto, porque tem alguns que são bravos e podem morder”, ressalta.

Estudante do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dom Alberto, Lívia conta que pretende, quando crescer, ter um espaço para adoção de animais resgatados. “Quero abrir uma cafeteria e, dentro, ter um espaço para os cães e gatos de rua, para que as pessoas possam adotá-los. Tenho muita pena desses animais, porque na rua eles passam fome e frio. Se pudesse, levava todos para a minha casa”, diz. 

Locais de doação

Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec): vai disponibilizar caixinhas na Feira Rural, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e secretarias municipais de Agricultura e Educação. Os alimentos serão destinados ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na segunda-feira, 5, para a devida doação.

Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta): as doações podem ser realizadas nas feiras rurais do município. A entrega dos produtos será na segunda-feira para o Banco de Alimentos.

Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde Ltda. (Coopasvale): auxilia na logística de cestas da Assistência Social e Defesa Civil no período da pandemia.

Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova): disponibilizará a caixinha para doações na sede da sua feira rural. A doação dos alimentos acontecerá neste sábado, 3, para o Gabinete da Primeira-Dama.

Por Rosibel Fagundes

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.