Mesmo desempregado, morador de São José (SC) constrói casinhas para abrigar cachorros de rua

Mesmo desempregado, morador de São José (SC) constrói casinhas para abrigar cachorros de rua
Ezequiel Nunes com Duke, um dos seus cães oficiais, e as casinhas que ele faz para os cachorros sem tutores (Foto: Marco Santiago/ND)

Há ações de solidariedade que basicamente necessitam apenas da boa vontade e de amor pela causa. É o caso de Ezequiel Nunes, 36 anos. Desempregado, com pouco dinheiro para as próprias necessidades, o vendedor tem se dedicado a construir casinhas para cachorros de rua, com 90% de materiais doados pela comunidade. Nunes, que mora no bairro Jardim Cidade, em São José, tem um amor incondicional pelos animais e não tem condições de adotar todos, porém tem como ajudar de alguma forma os que estão nas ruas.

Nunes tem dois cachorros, retirados das ruas, Duke e Bob. Para ele, os cães são os melhores companheiros e sua felicidade está em ver um cãozinho de rua bem abrigado e alimentado. “Não consigo tirar eles das ruas, mas consigo cuidar de alguns nos lugares onde estão. Ajudar os animais de rua é um projeto que está no meu coração, não vou parar”, diz.

O vendedor desempregado construiu 18 casinhas nos dois últimos meses e distribuiu por algumas ruas de São José. A meta é construir 300 casinhas até 2020. “Por enquanto tenho o meu tempo livre, então tento unir o útil ao agradável. Ocupo minha cabeça construindo coisas do bem”, afirmou.

O gesto de solidariedade não é só feito pelas mãos de Nunes, mas de várias pessoas que ajudam por meio do projeto Amiguinhos Indefesos, criado por Nunes há cinco anos. “A ideia é unir milhares de pessoas em prol da causa animal. Se cada um fizer um pouquinho, nós conseguimos melhorar a vida desses bichinhos”, afirmou.

O amor que Nunes tem pelos cachorros surgiu na infância, porém falta de tempo e dinheiro foram, ao longo da vida, o distanciando do sonho de ajudar os animais. No ano passado, após ele ver um cachorro de rua bebendo água em um cano de esgoto estourado, surgiu a ideia de confeccionar bebedouros/comedouros para os bichos. Desde então, 50 unidades foram distribuídas pela cidade.

Diversidade de casas

Com a doação de rolos de manta asfáltica térmica, Ezequiel Nunes tem colocado o material em volta das casinhas para proteger do frio no inverno, e evitar que todo o calor do verão chegue dentro do ambiente. Algumas casas são individuais, outras são conjuntos, como um condomínio. Em média, Nunes leva três horas para construir uma casinha.

Elas são numeradas e têm bebedouro e comedouro, abastecidos por Nunes. “Procuro fazer tudo com muito amor. Além de fazer as casinhas com materiais doados, eles são recicláveis, então ajudo o meio ambiente também”, disse.

Seja solidário você também

Ezequiel Nunes tem alguns pequenos gastos, como gasolina, pois transporta as casinhas e busca materiais. Para auxiliar nesse gasto, ele arrecada latinhas e vende. “Quem tiver latinhas para doar, eu aceito. O ideal é que quem tem interesse em ajudar possa trazê-las na minha casa, pois se não terei gastos com gasolina que pelo preço que vendo a latinha não vale a pena buscar”, afirmou. Ele diz ainda que aceita doação de qualquer material para a construção das casinhas e de ração.

SERVIÇO

Interessados em doar materiais ou ração podem fazer contato pela página projeto Solidário Amiguinhos Indefesos, no Facebook.

Por Dariele Gomes

Fonte: Notícias do Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *