Metro de Nova Iorque proíbe que cães grandes viajem, mas tutores fintam a lei

Cinco anos depois de ter sido aplicada, a lei que impede animais de grande porte de viajar juntamente com os donos no metro de Nova Iorque continua a gerar polémica e várias manifestações públicas de desagrado.
A legislação, implementada em 2017, foi a forma de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), dizer que só animais de pequeno porte podiam frequentar aquele meio de transporte. Mas os donos de Huskies, Boxers, e de outras raças de médio e grande porte contornaram a lei e a criatividade falou mais alto.
A lei determina que os animais podem viajar com os seus donos, desde que “fechados numa transportadora ou levados de forma a que não incomodem os outros passageiros”, conforme está no website do metro, não sendo aplicável a cães-guia. As pessoas pensaram: “Se só podem entrar cães que caibam em sacos, então é isso que lhes vamos dar”. E não precisaram de pensar muito para arranjar ideias de tornar isso possível.
Desde sacos grandes do Ikea, loja sueca de mobília e decoração, a malas de praia, onde cabem toalhas, brinquedos e tantas outras coisas, tudo serviu para os tutores poderem levar os seus animais consigo. E eles não se importaram nada.
Assim que essa medida foi imposta, começaram a aparecer vários animais nas mais peculiares figuras no transporte subterrâneo da cidade que nunca dorme. Patudos enfiados em malas, só com a cabeça grande, peluda e sempre sorridente à espreita, sacos com quatro buracos estrategicamente cortados para caberem as suas patas, e cães suspensos no ar enquanto os tutores os seguram como se tratassem, efetivamente, de compras de supermercado, circulou de tudo nas redes sociais.
Saw this guy arguing with an @MTA conductor about bringing his dog on the subway. Dude said the dog’s burlap sack was a bag; conductor said nope, wouldn’t let him on the train. @Gothamist @A_W_Gordon @2AvSagas #NYCSubway pic.twitter.com/qjgN5anKV3
— Will Sabel Courtney (@WillSCourtney) April 7, 2019
Embora os maquinistas e seguranças do metro não achem grande piada à situação, o mesmo não se pode dizer das pessoas que rodeiam os cães e que testemunham as suas fotografias nas redes sociais. “Isto era o que o mundo precisava de ver hoje. Obrigada”, escrevia um comentário, numa publicação com diversas cobaias das ideias dos donos.
Houve quem também aproveitasse para criticar a regra, dizendo que é “inútil” e que não faz sentido “Nova Iorque banir os cães, mas não fazer nada quanto aos ratos”. “Várias pessoas sentem-se mais seguras com os seus cães, quando viajam tarde, no metro”, escrevia outro comentário.
Se a lei faz ou não sentido, não interessa. Enquanto ela está em vigor, aproveitamos para nos rirmos com os seus contornos. Alguns deles adoráveis.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias de cães no metro do Nova Iorque.
Fonte: Pit / mantida grafia lusitana original