México: burro resgatado em Hidalgo, a vítima de abuso de animais

México: burro resgatado em Hidalgo, a vítima de abuso de animais

Equipe da Procuradoria do Estado para Proteção Ambiental (PROESPA) resgatou o burro que foi vítima de abuso de animais em Hidalgo, quando foi amarrado a um caminhão e arrastado como punição por não “deixar” uma pessoa dormir.

Os fatos foram denunciados por um influencer que postou um vídeo nas redes sociais do momento em que o burro foi vítima de violência.

O governador de Hidalgo, Omar Fayad Meneses, confirmou que a equipe do PROESPA e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente resgatou o “burro que foi vítima de uma agressão cruel”.

Em uma mensagem publicada em suas redes sociais, o presidente pediu à população que denunciasse qualquer abuso de animais através do PROESPA, pois ele disse que em Hidalgo haverá tolerância zero para a violência contra os animais.

Por sua vez, a Procuradoria Geral do Estado de Hidalgo informou que foi iniciada uma investigação por fatos que a lei estabelece como um crime contra animais.

“Como resultado da investigação ordenada pelo Ministério Público e realizada pela equipe da Divisão de Investigação em coordenação com a Divisão Científica, o animal foi localizado e resgatado esta manhã na cidade de Santa Cruz, no município de Zempoala”.

O animal foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais de Hidalgo para guarda.

De acordo com a Lei de Proteção e Tratamento Dignificado de Animais no estado de Hidalgo, as sanções administrativas para aqueles que maltratam esses seres vivos podem consistir em uma multa de 5 a 300 dias de salários-mínimos e prisão por até 36 horas.

Tradução de Julia Mac

Fonte: Pulso Político Oax

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.