MG barbacena inauguracao clinica

MG: Associação Barbacenense de Proteção aos Animais inaugura Clínica de Castração neste domingo

Muitos foram os que se mobilizaram para que a Clínica de Castração pudesse se tornar uma realidade na cidade. Em conversa com o portal de notícias BarbacenaMais, Tânia Falcão relatou a ajuda que recebeu de amigos e também da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde.

A capitação de verbas para o início das obras se deu através da doação de amigos da cidade e de fora dela, além de uma verba de R$65 mil que a Secretaria de Saúde repassou em forma de materiais de construção, que já haviam sido licitados. “Ganhei de um amigo todos os blocos, de outro, toda areia, outro ainda doou a brita. Isto ajudou muito. Fora os eventos que inventei …Tive apoio da Prefeitura: funcionários, maquinários do SAS, máquinas da Secretaria de Obras e a garantia de um convênio para manutenção dos animais com ração e remédios, através da Secretaria de Saúde. O prefeito também fez uma cessão de uso de dois traillers pequenos que servirão mais adiante para a castração nos Bairros”.

A instituição à frente da iniciativa é a ONG – Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA). Os kits para castração serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária. Além dos protetores Madalena e Carlos Henrique, que investigam denúncias de maus tratos, a iniciativa vai contar com o apoio de dois veterinários cedidos pela Secretária de Saúde, para a castração em massa e diversos veterinários que estão comprometidos com a causa e serão voluntários.

Mesmo com a inauguração no domingo, 22, ainda há muito trabalho pela frente. “Ainda estamos construindo novas baias para os nossos peludos que lá estão. Agora estamos numa campanha para ganhar cimento e dinheiro para saldar algumas dívidas, inevitáveis”, conta.

A cidade hoje tem uma média de 3 mil cães, que poderão ser atendidos pelo Abrigo de Animais. Tânia conta que esta realidade só foi possível com o apoio de todos: “Não posso esquecer do arquiteto Guto Costa que fez a planta das baias e acompanhou a obra sem cobrar nada. Tenho o acompanhamento do Engenheiro Civil, Dr. Fernando, que embora morando fora, vem regularmente para vistoriar a obra. .A planilha foi feita pelo Engenheiro do SAS Dr.Daniel Salgarello. Temos apoio de várias casas de materiais de construção, que fazem descontos e esperam pacientemente quando não temos dinheiro pra pagar. O Lions, Rotary, Lojas Macônicas, lojas da cidade, vereadores, também nos apoiaram. Enfim, a sociedade barbacenense precisava ter uma clínica de castração em massa e nossos bichinhos estavam sofrendo .Vamos minimizar isto e castrar o máximo que pudermos”.

No abrigo os animais jovens serão castrados e colocados para adoção e os idosos e doentes serão cuidados. Tânia faz um alerta que a maioria das pessoas que visita a ABPA levam animais de vários tamanhos com diversas doenças para que sejam cuidados e lembra que o abandono é crime (Lei Federal 9.605 e Lei Estadual 21.970).

Para os que se interessarem ajudar e contribuir com a causa, podem ir na ABPA de 9 às 16h ou depositar sua contribuição na conta da Associação.

Conta para doação:

Caixa Econômica Federal
Conta 0099 – Op 03
conta 3187-3

Fonte: Barbacena Mais

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.