MG divulga edital para municípios adquirirem microchips para identificação de animais de comunidades de baixa renda

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG) divulgou, nesta sexta-feira (28/10), edital para seleção de municípios interessados em participar do “Programa Conheça seu Amigo – Identificação de Cães e Gatos Domésticos”. A iniciativa prevê a doação, por parte do Estado, de leitores eletrônicos e microchips de identificação para aplicação subcutânea em animais de rua, pertencentes à população de baixa renda ou sob tutela de entidades protetoras.
De acordo com o documento, publicado nesta sexta-feira (28/10) no Diário Oficial, serão disponibilizados microchips para cobertura de 10% da população de cães e gatos de Minas Gerais, conforme estimativa populacional desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Acesse o edital completo – Programa Conheça Seu Amigo
Microchipagem em Patos de Minas
Em entrevista ao departamento de jornalismo do Sistema Clube, Rafael Alves Araújo, que é médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Patos de Minas, explicou que o principal objetivo da microchipagem de cães e gatos é o combate ao abandono e, consequentemente, à superpopulação de animais de rua. Ele também destacou que o município está, gradualmente, ampliando o acesso gratuito ao microchip, especialmente para a população de baixa renda.
De acordo com Geise Marques, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Patos de Minas, o dispositivo não funciona como um GPS, monitorando a vida do bichinho ou do tutor, mas é uma forma de o município localizar o responsável no caso de um abandono ou maus tratos. Além disso, possibilita a construção de uma base de dados sobre a situação dos animais domésticos da cidade, mostrando, por exemplo, doenças mais comuns.
Por Amanda Marques
Fonte: Clube Notícias