Mico é resgatado após sofrer queimaduras em incêndio no bairro Marumbi, em Juiz de Fora, MG

Mico é resgatado após sofrer queimaduras em incêndio no bairro Marumbi, em Juiz de Fora, MG
Mico que ficou ferido durante incêndio é resgatado pela Guarda Municipal em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura/Divulgação

Um mico foi recolhido pela Guarda Municipal na tarde de segunda-feira (20) no bairro Marumbi, em Juiz de Fora. O animal apresentava queimaduras nas mãos causadas por um incêndio em vegetação que ocorreu no bairro.

Segundo informações repassadas pela Prefeitura na tarde desta terça-feira (21), o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), onde recebeu os primeiros cuidados.

De acordo com a veterinária do Centro, o animal sofreu leves queimaduras nas mãos e está sem o movimento dos membros posteriores, mas se alimentou bem, está ativo e alerta.

Queimadas atingem animais silvestres

Além da poluição do ar, intoxicação causada pela fumaça e danos causados pelas queimadas, muitos animais que vivem em áreas verdes são desabrigados, podem sofrer queimaduras e até serem mortos pelo fogo.

De acordo com o artigo 250 do Código Penal, atear fogo sem autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou demais órgãos competentes é crime ambiental e pode render penalidades administrativas, multas e até reclusão de 6 meses a 4 anos.

Já a lei de crimes ambientais – 9.605/98, art. 54 estabelece que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a destruição significativa da flora, pode gerar pena de reclusão de 1 a 4 anos, mais multa.

Balanço da Guarda Municipal

Desde junho, a Guarda Municipal atua em conjunto com os demais órgãos de meio ambiente, contribuindo no trabalho de coleta de animais silvestres na zona urbana do município.

Já são mais de 30 animais resgatados no período. A ação é realizada por equipes treinadas para a operação de contenção e manuseio de espécimes da fauna local.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.