Mico encontrado morto próximo à sede do Samu, atrás da Mata do Ipê, em Uberaba, MG

Mico encontrado morto próximo à sede do Samu, atrás da Mata do Ipê, em Uberaba, MG

Mico foi encontrado morto próximo às instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O fato foi relatado por populares ao Jornal da Manhã, que, por sua vez, repassou a situação ao Centro de Controle de Zoonoses, que afirmou não ter sido comunicado do fato e, assim que tomou ciência do animal, esteve no local, mas já não havia mais condições para análise.

De acordo com a chefe do Zoonoses, Lara Rocha Batista, uma equipe esteve no local, fez o recolhimento do primata para análise e as devidas notificações. Contudo, o animal já estava em estado avançado de decomposição, ou seja, já se passaram alguns dias da morte, por isso não é possível a realização de exames, mas, de todo modo, houve a notificação. “Pelo local em que estava, próximo à fiação elétrica, provavelmente foi a óbito em decorrência de choque elétrico.

Entretanto, é importante quando há esse tipo de ocorrência que a população informe o departamento para ser feita a verificação e, quando possível, o recolhimento para possível análise. Os telefones para contato são 3315-4173 e 3317-4660”, informa. Lara destaca que, quando existe a viabilidade do material para análise – o exame é feito em laboratório do Estado, principalmente para febre amarela –, a partir do resultado é possível desenvolver alguma ação de combate.

Este ano o Centro de Controle de Zoonoses já recebeu o comunicado de alguns micos que foram encontrados mortos. Um deles, inclusive, foi no dia 1° de setembro, na zona rural de Uberaba. Mas, segundo Lara, até o momento não houve nenhum resultado positivo de febre amarela em primata, mas, de todo modo, é importante que a população informe sempre que encontrar algum.

Por Geórgia Santos

Fonte: JM

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.