Milhares de pênis de burro destinados a fazer “elixir milagroso” são encontrados na Nigéria

Milhares de pênis de burro destinados a fazer “elixir milagroso” são encontrados na Nigéria

Na Nigéria, foram apreendidos milhares de pénis de burro que seriam exportados para Hong Kong. As autoridades alfandegárias nigerianas interceptaram cerca de 7.000 genitálias de burro contrabandeadas em um aeroporto na maior cidade do país, Lagos.

Os genitais equinos foram encontrados em 16 sacos programados para exportação ilegal para a China para serem usadas na fabricação de um medicamento tradicional chinês chamado EIJAO, mais conhecido como “elixir milagroso”.

A carga valia pouco mais de 216 milhões de nairas (cerca de 506.000 euros).

Comércio ilegal

O comércio ilegal de partes do corpo do burro para satisfazer a demanda na China, onde milhões de animais são abatidos todos os anos pela também chamada “gelatina” ou ejiao, pode levar a espécie à extinção.

O que é Ejiao?

Apresentado como um “elixir milagroso“, é obtido após ferver a pele do animal. Vendido em pó ou em tabletes, o “ejiao” é uma gelatina utilizada na medicina tradicional chinesa para prolongar a vida e melhorar a pele e o desempenho sexual.

Mesmo sendo ilegal a exportação deste material na Nigéria, existem vendas proibidas devido ao consumo chinês.

Em junho deste ano, foram apreendidas mais de 2.800 peles de burro que eram traficadas ilegalmente para a China para serem utilizadas na medicina tradicional.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a produção de ejiao:

Segundo Sambo Dangaladima, comandante da área do Serviço de Alfândega da Nigéria:

“A remessa encontrada foi falsamente declarada como genitais masculinos de bois mas, após o devido exame, os oficiais de exportação descobriram que eram genitais masculinos de burro”.

Vários países africanos, como Níger, Burkina Faso e Senegal, já proibiram a exportação de partes de burros para a China, após dezenas de milhares de equinos terem sido abatidos pelas suas peles.

Pedimos, com tristeza, que parem com essa prática cruel e desumana com estes animais. Muitos são brutalmente assassinados.

A África é um dos lugares ameaçados pelos comerciantes chineses que importam maciçamente pele para fabricar esse produto milenar. Uma das zonas mais afetadas pela febre da pele de burro é o sul do continente.

Os efeitos nas comunidades rurais são devastadores. Os burros são fundamentais para que o povo transporte lenha e água, para a agricultura.

Além do sofrimento causado, se esta prática não parar, eles podem entrar em extinção.

PAREM DE MATAR OS ANIMAIS!

Por Lara Meneguelli

Fonte: GreenMe


Nota do Olhar Animal: A ética rasa e a crendice sobre os supostos efeitos terapêuticos e milagrosos de partes de animais os fazem vitimas em todo o mundo. O pangolim, animal mais traficado do planeta, tem suas escamas usadas para a fabricação de “medicamentos”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.