As autoridades explicam que a caça em massa representa uma forma de parar a febre suína africana que se está a espalhar em quintas no leste da Polónia - JOSE COELHO/LUSA

Milhares de polacos contra abate em massa de javalis

Milhares de polacos protestaram esta quarta-feira contra o plano do governo em abater javalis como forma de impedir a propagação da peste suína africana a porcos.

Segundo os ambientalistas, até 200 mil javalis, incluindo fêmeas grávidas, podem ser mortos em toda a Polónia até ao final de janeiro, uma medida aprovada pelas autoridades veterinárias e agrícolas polacas.

Os manifestantes estão a solicitar aos responsáveis para mudarem o plano do governo e a agendar outros protestos de rua.

As autoridades explicam que a caça em massa representa uma forma de parar a febre suína africana que se está a espalhar em quintas no leste da Polónia.

Moradores na periferia da cidade também reclamam de javalis a vaguear à procura de comida.

Ambientalistas e alguns caçadores consideram que é um massacre inútil que só fará com que os animais migrem para outros lugares.

Fonte: Observador / mantida a grafia lusitana original


Nota do Olhar Animal: Sim, a caça ao javali é inútil, tecnicamente equivocada. Mas principalmente é imoral.

Controle populacional de javalis

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.