Milhares pedem fim de tradição da ‘Queima do Gato’

Milhares pedem fim de tradição da ‘Queima do Gato’

Esta tradição acontece na noite de S. João, em Mourão, Vila Flor. Não há registo de algum gato ferido ou morto.

PT VilaFlor queima do gato

A tradição da ‘Queima do Gato’ gerou uma enorme controvérsia na internet, depois de ter sido publicado um vídeo no YouTube. Agora, há já quase 60 mil subscritores de três petições que pedem para acabar com esta tradição, que acontece na noite de S. João, em Mourão, Vila Flor.

Sabe o Jornal de Notícias que nas petições estão mais de mil comentários a condenar esta ação, considerando-a uma “monstruosidade, barbaridade e crueldade”, e que deviam “envergonhar qualquer cidadão”.

O vídeo, entretanto removido do YouTube, mostrava o momento em que se pega fogo à palha que envolve um pau, de quatro ou cinco metros, espetado no largo da festa. O lume vai subindo até chegar ao gato aprisionado no topo do pau. O cordel que prende o pote ao pau arde, este acaba por cair, parte-se no chão e o animal foge.

As associações defensoras dos animais e várias pessoas ficaram indignadas com tal tradição e após várias queixas apresentadas, o Tribunal de Vila Flor pediu à GNR que fosse aberto um inquérito.

Assine a petição.

Fonte: Notícias ao Minuto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.