Ministério Público acusa evento de Doda Miranda de maus-tratos a animais

Ministério Público acusa evento de Doda Miranda de maus-tratos a animais
Doda Miranda, do hipismo — Foto: Reuters

A empresa do cavaleiro Álvaro de Miranda Neto, o Doda, virou alvo da promotoria de Justiça de Itatiba, no interior de São Paulo. O Ministério Público pediu à Justiça que a RD Jumping Higher seja proibida de organizar eventos de hipismo sob a alegação de maltrato de animais em uma competição realizada em agosto do ano passado. As informações são do blog “Olhar Olímpico”, do Uol.

De acordo com a publicação, o processo foi inicialmente aberto em agosto do ano passado pela Associação Passofundense de Proteção dos Animais na tentativa de proibir a realização da etapa do DTC Tour e do Longines XTC.

Na época a Justiça negou o pedido, mas proibiu o uso de quaisquer instrumentos que pudessem causar dor ou sofrimentos aos animais e determinou que uma veterinária acompanhada de um oficial de Justiça tivesse acesso aos bastidores do evento. O MP, no entanto, afirmou que o evento não autorizou a entrada da profissional e apresentou imagens que ilustrariam e provariam os maus tratos.

Com base nestes fatos, o MP pede que tanto a empresa quanto a Prefeitura de Itatiba sejam proibidas de organizar provas com animais com equipamentos necessários ao hipismo e que sejam condenadas a pagar multa de R$ 100 mil por dano moral coletivo. Em nota ao “Uol”, a organização do evento afirmou que as acusações são inverídicas e que a Prefeitura de Itatiba teria atestado in loco que as condições dos animais eram adequadas.

Fonte: ge

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.