Ministério Público pede mais de 50 anos de prisão para veterinária acusada de ‘eutanasiar’ cães saudáveis na Espanha

Ministério Público pede mais de 50 anos de prisão para veterinária acusada de ‘eutanasiar’ cães saudáveis na Espanha
Foto ilustrativa

Os fatos ocorreram entre 2017 e 2019. As investigações do SEPRONA revelaram até 39 supostos crimes de maus-tratos de animais, para os quais o Ministério Público pede 15 meses de prisão e dois anos e meio de inabilitação para a veterinária acusada em cada caso. No total, seriam 50 anos de prisão.

Além disso, ela foi também acusada de um suposto crime de falsificação de documentos, pelo qual o Ministério Público pede quase mais 3 anos de prisão e uma multa de 4.500 euros.

As acusações particulares são realizadas por sete entidades, como a federação de caça Fedexcaza. Os 11 tutores desses cães seriam acusados de crime de indução de maus-tratos a animais, cuja pena é de 15 meses.

O presidente do Colégio de Veterinários de Badajoz, José Marín, disse que eles foram os primeiros a comparecer como acusação particular. “Este grupo não tem nenhuma relação com a atuação dessa profissional que está em liberdade provisória. Este Colégio de Veterinários insiste que sua tarefa fundamental é o bem-estar animal, em qualquer situação, e exige que se faça justiça.”

O julgamento está previsto para ocorrer no final deste ano.

Por Toñi Villalba / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Info Mascota


Nota do Olhar Animal: A eutanásia é um ato de caráter misericordioso e que deve atender aos interesses de quem o sofre, e não aos interesses de quem o pratica. Só pode ser chamado de “eutanásia” o ato de abreviar a vida de um animal com doença incurável e em estado irreversível de sofrimento. Os órgãos públicos de saúde disseminaram o entendimento errado do termo “eutanásia” a fim de tentar minimizar a IMORALIDADE de suas ações de extermínio. Infelizmente, até mesmo protetores usam erradamente esta terminologia. O que causa estranheza neste caso é que matadores de animais da federação de caça se rebelem contra a veterinária que fez algo que eles próprios fazem corriqueiramente: matar animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.