Ministério Público recomenda que Joinville (SC) proteja animais abandonados do frio

Ministério Público recomenda que Joinville (SC) proteja animais abandonados do frio
Atualmente, CBEA tem 62 cães e 10 gatos acolhidos aguardando por adoção – Foto: Reprodução/Pexels

O frio chegou a todo o Estado e, apesar de não ser comum, em Joinville, as temperaturas despencaram motivando ações de proteção à população em vulnerabilidade. Além dessas iniciativas, o Ministério Público recomenda que o município crie ações de proteção aos animais abandonados.

A recomendação foi encaminhada na segunda-feira (26) e além de propor a divulgação dos números de telefone de plantão do CBEA (Centro de Bem-Estar Animal), recomenda ações articuladas com a Secretaria de Assistência Social para o acolhimento dos animais de rua e tutores, como o município tem feito no Abrigo Emergencial, no Centro da cidade. Além disso, a 21ª Promotoria de Justiça recomenda buscas ativas pelos bairros, especialmente nos horários em que as temperaturas estejam mais baixas. 

O município ressalta que o CBEA já realiza ações e procedimentos de atendimento e acolhimento de animais abandonados ou em situação de rua. Em situações de emergência, os profissionais do CBEA podem recolher os animais para encaminhamento a uma clínica veterinária credenciada em casos de animais feridos, doentes ou em situação de risco, reforça o município. “Após os procedimentos médicos, o CBEA volta a avaliar as condições físicas do animal, seu temperamento e as possibilidades de adoção”, informa por meio de nota.

Além do acolhimento, o CBEA tem atividades de castração, vacinação e microchipagem dos animais abandonados ou em situação de rua. Atualmente, são 62 cães e 10 gatos acolhidos no CBEA e que aguardam por adoção. A Feira Virtual “Adote um Amigo” auxilia no processo de adoção e, a população pode entrar em contato com o CBEA pelos telefones (47) 3433-6157, (47) 98813-8662 e (47) 98808-8357.

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.