Moeda Pet fecha o ano com mais de 10 toneladas de ração distribuídas em Santo André, SP

Moeda Pet fecha o ano com mais de 10 toneladas de ração distribuídas em Santo André, SP
Moeda Pet. Crédito: Angelo Baima/PSA

A última edição do programa Moeda Pet em 2022, realizada neste sábado (10) no Parque Central, ficou marcada por mais uma mostra de solidariedade e consciência com o meio ambiente. Quase 100 andreenses passaram pela estrutura montada em formato drive-thru e trocaram aproximadamente 5 mil garrafas PET por cerca de 250 quilos de ração para cães e gatos. Com estes números, a ação fecha o ano com 210.880 recipientes recebidos em troca de 10,5 toneladas de alimentos repassados para animais de estimação.

Este é o recorde tanto de arrecadação quanto de doação desde o início do programa, em dezembro de 2019, no qual 1.780 garrafas PET foram trocadas por 89 quilos de ração. No ano seguinte, 43.380 garrafas acabaram revertidas em 2.169 quilos de alimento para pets. Em 2021, a ação ganhou ainda mais volume, com 70.740 garrafas PET recebidas e 3.537 quilos de ração doados. Nestes quatro anos, 3.329 pessoas participaram do Moeda Pet.

“Para nós é motivo de orgulho alcançar números tão expressivos e, principalmente, possibilitar esta troca tão importante, ajudando tanto o meio ambiente quanto os animais de estimação”, comemora a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra.

Entre os participantes da ação deste sábado estavam tanto veteranos do programa quanto pessoas que pela primeira vez trocaram garrafas por ração animal. Este foi o caso do motorista de aplicativo Tiago Costa de Oliveira, 41 anos, morador do Parque Novo Oratório, que levou seus recipientes recicláveis e pegou em troca 16 quilos de alimento para os pets da família.

“É a primeira vez que participo. Mas é uma ação muito importante, motiva a reciclar e ajudou a gente para o cuidado com os nossos gatos e os da nossa filha. Agora vai virar rotina. É uma ótima iniciativa, ajuda a gente e ajuda o meio ambiente. Show de bola”, ressaltou Tiago.

Por outro lado, dois veteranos marcaram presença mais uma vez no Moeda Pet, caso do administrador Rogério Corá, de 49 anos, morador da Vila Bastos, que saiu do drive-thru com 15 quilos de ração. “Participo direto. Acho muito importante, porque além de diminuir o lixo, tem a questão da ração. Acho que é uma ação que deveria ir para outras cidades, para o Brasil inteiro”, disse ele.

A nutricionista Cintia Minervini, de 61 anos, foi da Vila Pires à Vila Assunção acompanhada da sua cachorrinha Gaia para participar mais uma vez. “É muito bom, ajuda o meio ambiente e quem precisa. Venho todo mês, pego a ração e faço a doação para quem precisa”.

A arrecadação do material feita no programa é encaminhada para as cooperativas do Aterro Municipal de Santo André e vendida posteriormente para beneficiar as famílias cooperadas com geração de renda, contribuindo desta forma com o meio ambiente e a inclusão social.

O Moeda Pet também tem compromisso com a educação ambiental. Ao longo da troca, para os munícipes que participam, é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável, principalmente em relação à doação de ração que garante a alimentação de qualidade aos animais.

Parceiros – O Moeda Pet conta com a parceria do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Vigilância à Saúde, Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

As empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957, da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e, consequentemente, o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas plásticas e doações de ração para os pets. Dessa forma, contribuem positivamente para o meio ambiente, saúde, economia e a causa animal.

Fonte: ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.