Montenegrinos fazem Vakinha para ajudar ‘Bia’, a cuidadora de animais que perdeu tudo num incêndio

Montenegrinos fazem Vakinha para ajudar ‘Bia’, a cuidadora de animais que perdeu tudo num incêndio
Doações podem ocorrer através do site vakinha.com.br Reprodução/FN

Um incêndio em residência, que teria iniciado por volta do meio-dia da última segunda-feira, dia 6, está mobilizando a comunidade de Montenegro, no RS.

A casa atingida fica na Rua Ponta Negra, número 85, no bairro Centenário. No local morava uma cuidadora de animais bastante conhecida, Marcia Beatriz Bastos, a Bia.

As chamas atingiram toda a casa, onde tinha bastante material inflamável. A primeira informação para os bombeiros é que a própria Bia poderia estar no interior da residência, mas ela chegou depois. Após retirarem mais de 20 animais e combaterem o fogo, os bombeiros tiveram que retornar ao quartel para recarregar os equipamentos de proteção respiratória (EPRAS), voltando em seguida para a residência atingida, pois tinham mais focos e fazer o rescaldo. Os bombeiros tiveram muito trabalho, devido à dificuldade de acesso e o desespero dos animais. Um bombeiro chegou a ser mordido por um cão. Conforme os bombeiros, a moradia ficou sem condições de habitação.

Voluntários e diversas pessoas e entidades ajudaram a recolher os animais, sendo que alguns foram medicados. Conforme Bia, ainda muito abalada, tinham 37 cães na casa, sendo que muitos foram adotados ou para lares temporários. “Agradeço muito o apoio de todos”, diz, em lágrimas. Ela está ficando na casa de vizinhos e amigos, sem lugar fixo. Dependendo de um levantamento da Prefeitura, espera reconstruir sua casa. Além de materiais de construção, diz que precisa de máquina de lavar roupa, fogão, ração para cavalo, móveis e utensílios. Recebeu doações da Prefeitura, entidades e diversas pessoas.

“Bia” tem um trabalho reconhecido de mais de vinte anos em abrigar animais vítimas de maus-tratos, acidentes ou abandonados. Ela alimenta e cuida dos animais graças às doações da comunidade, além de ações beneficentes e o seu trabalho de faxina em residências. “Bia” ficou bastante abalada, preocupada com a situação dos cães. Já foi iniciada uma campanha de doações que podem ser entregues direto para Bia (fone 99928 9983), Agropecuária Pilger ou clínica veterinária da Mirene. Também foi criada uma vakinha online, com doações que podem ocorrer pela internet no endereço https://www.vakinha.com.br/r/1052895/1355388.

Por Guilherme Baptista 

Fonte: Fato Novo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.