Monumentos são iluminados de verde em campanha de proteção aos animais em Londrina, PR

Monumentos são iluminados de verde em campanha de proteção aos animais em Londrina, PR
Foto: Sercomtel Iluminação

A Prefeitura de Londrina está promovendo a Campanha Dezembro Verde. O objetivo principal da iniciativa é conscientizar e sensibilizar a população sobre os maus-tratos e o abandono de animais. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA).

Desde terça-feira (22), locais como o viaduto da Dez de Dezembro, Concha Acústica, Monumento Bíblico, barragem do Igapó 2 e Praça da Garça na avenida Maringá ganharam iluminação especial em alusão à campanha, dedicada a ações educativas e de conscientização.

Foto: Sercomtel Iluminação

Este trabalho é desenvolvido pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), e vai permanecer até o final do mês. “É muito justo defendermos a causa pelo amparo aos animais e por isso é importante campanhas desta natureza”, salientou o presidente da Sercomtel Iluminação e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kühl.

Segundo a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero, nesta época do ano aumentam os casos de abandono e negligência com os animais. “Devido ao fato de muitas pessoas viajarem, dezembro é o mês que mais tem abandono de animais, seja dentro dos quintais ou nas ruas. A campanha chama a atenção sobre essa questão e conscientiza a população de que o animal sente dor, medo e fica sob riscos de acidentes. É importante frisar, também, que as pessoas que cometem esse tipo de crueldade estão infringindo leis e podem ser punidas”, disse.

Foto: Divulgação

Ação educativa – Nesta quarta-feira (23), a SEMA realiza, das 8 às 18 horas, uma ação educativa no Calçadão. A equipe da Diretoria de Bem-Estar Animal entregou cartilhas e apresentou banners de fotos de animais que passaram por situações de maus-tratos. “A cartilha contém informações sobre assistência veterinária, cuidados alimentares e a importância da atenção e do carinho. É um material voltado para o público infantil, inclusive é de colorir, mas visa alcançar a todos para que saibam quais são os cuidados básicos necessários que os animais precisam”, informou Ontivero.

Quem passou pelo Calçadão de Londrina, pôde conferir o ônibus da Educação Ambiental e uma mesa com os materiais informativos, assim como os banners com fotos dos animais atendidos pela SEMA.

“Devido à pandemia da Covid-19, não entregamos a cartilha em mãos. Apresentamos imagens de alguns animais para adoção e outros que sofreram maus-tratos e foram resgatados por nós. O objetivo é que população saiba qual é o tipo de denúncia que nós recebemos, quais são os casos e as situações que esses animais se encontram”, citou a diretora.

Dezembro Verde – A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações educativas e de conscientização sobre abandono e o crime de maus-tratos de animais. O calendário foi instituído pela Lei Municipal n° 12.849/2019, por meio de um projeto de lei da vereadora Daniele Ziober. O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 10 de dezembro de 2019.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Bem-Estar Animal da SEMA, Bruna Ontivero, pelo telefone (43) 3372-4752.

Por Luana Souza, sob supervisão dos jornalistas do N.Com, com informações da Assessoria da Sercomtel Iluminação

Fonte: Prefeitura de Londrina 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.