RS ijui grande 3d0c3a5299a2311de807b040bededd22 H

Morador de Ijuí (RS) constrói casinhas e alimentadores para cachorros abandonados

Por Luan Berti

RS ijui grande 3d0c3a5299a2311de807b040bededd22

De prego em prego, a cada martelada um novo lar é construído. Uma casinha simples, sem grandes acomodações. Apenas uma porta basta. Antônio de Lima, funcionário público, junta todo o seu amor pelos cães e materializa em pequenas casinhas para cachorros, que depois de prontas são doadas. Pode parecer um trabalho simplório, mas com toda a certeza é uma ideia cheia de generosidade e de amor àqueles que para muitos são considerados insignificantes.

A reportagem HoraH foi conferir de perto todo o trabalho de Antônio, descobrir todos os seus anseios e objetivos do seu gesto de solidariedade. Segundo ele, a ideia de construir casinhas para os melhores amigos do homem foi depois de ver o sofrimento de muitos cães de rua e das suas necessidades de um lar, e também de muitas famílias carentes que acabam adotando, porém não tem condições de comprar ou construir casinhas para eles.

Com a utilização de materiais recicláveis, o senhor salienta que são apenas para doações e que nenhuma casinha construída por ele é para gerar lucro. Os materiais que compõem o futuro lar dos cães também são fruto de doações da comunidade ijuiense. “Eu tenho um grupo no facebook e por lá eu peço doações de pequenas placas, paletes e até lonas ou banners para que eu possa construir o telhado das casinhas”, destaca ele.

Antônio realiza esse trabalho há pouco tempo, aproximadamente três meses e nesse período ele já construir cerca de 15 casas, no qual todas foram doadas para famílias que adotaram cães de rua. Além das casinhas, o servidor público também constrói alimentadores comunitários para que sejam colocados nos passeios públicos, a fim de atender aqueles que ainda estão na rua a procura de um dono responsável.

“Os alimentadores comunitários é um projeto novo. Eu construo e coloco no passeio sob a responsabilidade de um morador próximo para que cuide e abasteça com ração e água”, aponta Antônio. Esse projeto acompanha um abrigo para que o cão se alimente e mate a sua sede protegido do sol e de intempéries. O alimentador é construído de uma forma inteligente, pois ao modo que o cachorro se alimenta a ração depositada em um pequeno recipiente cai automaticamente no recipiente abaixo.

Até o momento apenas dois alimentadores estão ativos no município, um deles está localizado na rua Bento Gonçalves, próximo ao Frangos Ijuí. “Tenho o pedido de várias pessoas de construção de casinhas e dos alimentadores”, destaca ele. As solicitações são tantas, mas Antônio não se mostra cansado, pois ao ver a alegria dos cães, pelo recebimento de um lar e daqueles que buscam por alimento na rua, recebe sua principal motivação.

Buscando sempre ir além, Antônio sonha em implantar um novo projeto, um hotel de passagem. “Sei que é bastante audacioso e difícil de ser implantado, mas é meu objetivo é construir um hotel para cachorros, pois vemos muitos animais machucados na rua e até pela rede social chega ao nosso conhecimento, então quero abrigar provisoriamente até o momento de surgir alguém para fazer a adoção”, salienta o servidor.

Fonte: Hora H

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.