Morador de Ituiutaba (MG) é flagrado com aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal

Morador de Ituiutaba (MG) é flagrado com aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal

A Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente desmantelou, neste sábado (16), um cativeiro ilegal de aves silvestres na cidade de Ituiutaba. Um suspeito, de idade não identificada, foi detido e vai pagar multa de cerca de R$ 20 mil.

Segundo a PM, os militares foram acionados para atender a uma denúncia de criação ilegal de aves silvestre em uma residência no Bairro Novo Tempo II.

Ao chegarem à residência, identificaram seis aves da fauna silvestre mantidas em cativeiro ilegalmente: duas da espécie bigodinho, três da coleirinha e um papagaio, além de cinco gaiolas e dois alçapões.

Ainda conforme a PM, as aves foram apreendidas e posteriormente soltas no habitat natural de imediato, já que havia indícios de serem recém capturadas e apresentarem boas condições físicas.

Foi lavrada autuação administrativa que gerou multa no valor de R$ 20.562,26 contra o suspeito.

Crime ambiental

Vale ressaltar que manter em cativeiro animais silvestres ilegalmente é crime descrito no artigo 29 da Lei Federal 9605/98 “ Lei dos Crimes Ambientais”.

Por isso, foi feito também um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para que ele responda pelo Crime Ambiental perante ao Juizado Especial Criminal, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Denuncie

Quem tiver informação de crime ambiental na região, pode denunciar pelo 181 (ligação gratuita e anônima) e, 

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.